quinta-feira, 13 de junho de 2013

2

Conhecendo o Mundo: Aokigahara

Bom, aqui quem escreve a primeira News da coluna Conhecendo o mundo sou eu, Mallow na área. lol
Nessa coluna sera escrito sobre locais do mundo com curiosidades boas, legais, bizarras e mais, para começar bem  primeira será sobre Aokigahara, a floresta dos suicidas.
Ficou curioso, leia que vocês irão gostar.

Aokigahara


Aokigahara, também conhecido como Mar de Arvores é uma floresta de 25km² que fica na base noroeste do Monte Fuji, no Japão. A floreste tem uma geografia bem bela, com rochas e cavernas gélidas onde boa parte delas chamaria a atenção para ponto turístico. Devido ao grande numero de árvores que acaba bloqueando o vento e boa parte dos raios solares, o solo é bem úmido, com grama em quase todos os locais, quando não acobertadas pelas folhas secas das árvores.
Há diversas lendas acerca da floresta, dentre elas estão relacionadas a Onis e espíritos malignos, além de ser conhecida como a floresta dos suicidas. Em 2010 foram encontradas 54 pessoas mortas na floresta, sendo que normalmente é encontrado em média 100 corpos sem vida no local, muitos em estado de putrefação avançado, mesmo com diversas placas em japonês e inglês dizendo sobre o erro do ato. Há também policiais e voluntários aos arredores da floresta para encontrar corpos e caso veja pessoas vivas no local, tentar mudar a ideia de se suicidarem.


Geografia

O solo da floresta é basicamente composto de rocha vulcânica, sendo quase impossível abrir com ferramentas comuns. Há bastante musgo no chão por causa da ausência de luz no local (para quem viu o filme a Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, é igual a aquela floresta do filme). Existem muitas trilhas oficiais e não oficiais para procurar corpos ou usada pelos suicidas como rota para a morte.
Ao decorrer dos últimos anos, excursionista e turistas começaram a demarcar trilhas por fitas plásticas para que pudesse ser encontrada a trilha novamente. Alguns dizem que essas demarcações é feita para que se houver um suicida, que desista de seu ato, possa achar o local da trilha e voltar a sua vida comum. Embora essas trilhas sejam mudadas de tempo em tempo para evitar mais acúmulo de lixo, pois os itens que os suicidas carregam são deixados para trás.
Felizmente nem toda a floresta há mortos, mas há locais belíssimos como a Caverna de Gelo e a Caverna do Vento. Depois dessa floresta, o local fica próximo a sua condição normal, com poucas trilhas e sem sinais de vida, nem de morte. Existem diversos avisos na entrada da floresta, como uma tentativa do governo em diminuir a alta taxa de suicídios. Um pequeno exército chamado Caça ao Corpo formado por policiais e voluntários foi criado em 1970, e desde então tem buscado os corpos dos suicidas na floresta. 


Suicídios

Como dito anteriormente, a floresta em si é um lugar comum para suicídios, considerado o segundo local mais usado, perdendo apenas para a ponte Golden Gate, em São Francisco. Relatos dizem que isso começou quando em um livro descrevia a floresta como “Um belo local para morrer”, juntando o fato do altíssimo índice de suicídios no Japão o final em si era bem previsível.
Em 2002, 78 corpos foram encontrados dentro da floresta, batendo o recorde que até então era de 73 corpos encontrados no ano de 1998. Em 2003, o número chegou a 100, quando deixou de ser divulgado pelo governo na tentativa de diminuir a relação da floresta com o suicídio, outras referências de entidades não ligadas ao governo e dados informais continuaram a existir. Em 2004, 108 pessoas se mataram na floresta. Em 2010, 247 tentaram suicídio, mas apenas 54 completaram o ato.
O mês de maior número de suicídios no Japão é março, o fim do ano fiscal no país. Existe uma ação de “Caça ao Corpo”, onde policiais e pessoas voluntarias buscam corpos pela floresta e  vem sendo realizado desde 1970.
A popularidade da floresta como lugar de suicídios surgiu em 1960, na novela , de Seichō Matsumoto, que termina com dois amantes cometendo suicídio na floresta. Porém, os relatos de suicídio na floresta precedem da publicação da novela, e o lugar há muito tempo era associado à morte. Talvez ele seja praticado na floresta desde o século XIX. A floresta é supostamente assombrada pelos fantasmas daqueles que morreram, também chamada de Floresta do Suicídio.
O lugar se torna ainda mais assustador quando é comumente associado com fenômenos paranormais, fato que insistentemente tem sido desmentido pelas autoridades japonesas. Algumas pessoas acreditam que bússolas não funcionam no local, fazendo com que as pessoas se percam quando entram na floresta, mas isso também já foi desmentido por peritos.

Lendas

A crença popular dizia que as bússolas não funcionavam no local, por isso muitas pessoas se perdiam e acabavam morrendo, mas isso foi desmentido. O único metal que é encontrado em grande quantidade lá é o ferro no qual não tem um campo eletromagnético forte para alterar uma bússola.
Outra lenda contava que existiam fantasmas e monstros que povoando a mata, mas isso não passa de criação do povo para tentar explicar algo que não conseguem entender.
Contudo, o que mais chama a atenção nessa floresta não são as mortes ocasionais, mas sim o número de suicídios que lá ocorrem, chegando a mais de 300 por ano. De tantas pessoas que vão até lá tirar sua própria vida, as autoridades colocaram placas pedindo para que elas pensem antes de fazer isso, tentando desencorajar os suicidas. Porém, mesmo com essas medidas, todos os meses a polícia local faz uma incursão na mata para recolher os novos corpos que sempre surgem.
Dizem que essa “moda” de suicidar-se na floresta de Aokigahara começou graças a um livro no qual descrevia o local como “o lugar perfeito para morrer”. Outro fator que deve ter contribuído foi um problema econômico que afetou o Japão por volta de 1830 e fez algumas famílias deixarem os mais velhos e fracos na floresta para morrem. Dessa forma, menos pessoas ficariam para comer, poupando o dinheiro e comida em falta. 
Mesmo com essa história, não há como afirmar se foram esses motivos que tornaram essa floresta em um cemitério macabro a céu aberto, só sabe-se que esse local é muito estranho, atraindo as pessoas que procuram a morte de maneira explicável.


2 comentários:

  1. Gostei ,adorei,amei.*-----------------*

    Veja>>http://euamotutoriais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-----*
      Fico feliz pelo comentário e saber q gostou do post, ja estou trabalhando no próximo e muito obrigado por ler *--*

      Excluir