quinta-feira, 18 de julho de 2013

0

Conhecendo o mundo: Vale Jiuzhaigou

Ola ola, vocês sabem quem eu sou? -q Bom, eu vim fazer o post no lugar do Mallow porque ele está ocupado com um monte de coisas (e eu, que já era vagabundo, fiquei ainda mais vagabundado porque entrei de férias. /rs) Então vamos lá.
Ele me disse que eu podia escolher o lugar, na verdade eu iria fazer sobre uma data ~~ Festival das Lanternas ~~ já ouviram falar? Mas bom, não é bem um lugar, vou deixar ele pra curiosidades.
Então resolvi falar de outro lugar muito bonito, o Vale Jiuzhaigou. Vamos lá!

 Vale Jiuzhaigou

O Vale Jiuzhaigou é um Patrimônio Mundial da UNESCO na China. O vale ocupa mais de 72.000 hectares na parte norte da província de Sichuan, onde há uma variedade de ecossistemas de florestas bem diversos. As montanhas à sua volta alcançam uma altura de mais de 4.800 metros. As suas soberbas paisagens são especialmente interessantes pelos seus cársticos cónicos e estreitos e cachoeiras espetaculares. Cerca de 140 espécies de pássaros habitam o vale, como várias plantas e espécies de animais em extinção, inclusive o panda gigante (Mais um motivo para visitarmos, quem não ama um panda? u.u) e o takin de Sichuan.

 Geografia
O Vale Jiuzhaigou, que em chinês significa Vale das Nove Vilas,  é uma reserva natural ao norte de Sichuan, uma província no sudeste da China. O vale aparece aos pés da parte meridional do fim da cordilheira Minshan e está a 330 quilômetros de Chengdu, capital de Sichuan, com mais de 11 milhões de habitantes. É um lugar conhecido pelas mais belas cachoeiras e rios coloridos e foi declarado como Patrimônio da Humanidade. 
As nove vilas que ilustram os nomes Jiuzhaigou são nove vilas habitadas por tibetanos e qiangs, que estão na região há séculos, sete das vilas resistiram ao tempo. A agricultura, que era a principal fonte de sua subsistência, não é mais permitida graças as leis chinesas que agora protegem esse ambiente. Os moradores, então, passaram a viver do turismo e subsídios governamentais, aumentando a qualidade de vida dessas pessoas.
O terreno é composto de carstes de alta altitude, formados por atividades glaciais, hidrolígicas e tectônicas. Mas o que mais caracteriza o vale são os lagos de cor azul, turquesa e verde. Alguns desses lagos possuem uma alta concentração de carbonato de cálcio, o que faz suas águas serem extremamente cristalinas, possibilitando a vista de grandes profundidades mesmo estando na superfície. As cores dos lagos variam de acordo com profundidade, resíduos e ambiente. Alguns lagos possuem cores tão contrastantes que alguns turistas temem colocar as mãos, temendo manchar os dedos.
Bom, o principal motivo de eu ter escolhido este lugar para o post foi pelos rios e lagos, eu, como uma pessoa apaixonada por água (Menos mar, odeio mar!), não pude deixar de ficar fascinado com o Vale Jiuzhaigou. As águas são tão lindas que você se pergunta se é real!

Clima
O clima é ameno, com temperaturas que variam de -1°C a 17°C e a estação chuvosa é entre maio e outubro, temporada que ocorre 80% das chuvas anuais. 
O ecossistema do Vale Jiuzhaigou é considerado uma floresta decídua temperada, florestas da zona temperada onde as árvores perdem as folhas durante outubro para suportarem o frio do inverno. É o lugar ideal para a proliferação de espécies de animais, pois as 4 estações do ano são bem definidas. Essas florestas abrangem numerosas espécies de plantas de grande interesse botânico, como algumas variedades endêmicas de rododentros e bambus.
Falando em banbu da china, lembramos do Urso Panda, um dos animais mais queridos pela humanidade. Jiuzhaigou é lar de uma pequena população desses animais, da última vez foram contados apenas 20 espécimes, que vivem de forma isolada. Vários outros animais estão no vale, principalmente aves que se encontram em cerca de 140 espécies diferentes. O macaco-dourado-do-bico-arrebitado é um dos animais endêmicos do vale. 


Turismo
Jiuzhaigou é uma junção de três vales: Rize, Zechawa e Shuzheng. Rize com 18 quilômetros de comprimento, na zona sudeste de Jiuzhaigou é o mais visitado e, geralmente, é o primeiro na lista dos turistas que querem conhecer os padrões da humanidade mais profundamente.Desde a abertura, a atividade turística tem crescido a cada ano, foram cerca de 5 mil turistas em 1984 e quase 3 milhões em 2004.
Suas principais atrações são a Floresta da Primavera, uma antiga floresta cercada por espetaculares montadas e desfiladeiros; o Lago do Cisne, com 281,25 Km², é alvo de muitos cisnes e patos; Lago Gramado, que é raso e coberto por vegetação; Lago Flecha de bambu, que cobre uma área de 170 Km² e é muito raso, tendo sua profundidade máxima de 6 metros; Lago do Panda, que se destaca pelas suas águas azuis e verdes e pela cachoeira do panda, na qual despenca em 78 metros e em 3 etapas; o Lago de Cinco Flores, que é, provavelmente, o mais popular, por ser multicolorido e raso, deixando a vista vários troncos de velhas árvores; e a Ladeira da Pérola, região composta por tufa, um tipo de rocha calcária, levemente inclinada e coberta por água corrente. A Ladeira da Pérola termina nas famosas Cataratas da Pérola,  a mais alta do parque, com 162,5 metros de altura. 
O Vale Zechawa está na zona sudeste de Jiuzhaigou  e tem aproximadamente o mesmo comprimento do Vale Rize, com 18 Km. O lago comprido é sua maior atração, o maior e mais profundo lago de Jiuzhaigou tendo 7,5 Km de comprimento e 103 metros de profundidade. O folclore local acredita que possui um monstro em suas profundezas. 

O Vale Shizheng está no norte de Jiuzhaigou. As cataratas do Nuorilang é uma das atrações principais dele e um dos símbolos de Jiuzhaigou, sendo essas cataratas as mais largas da China, com 320 metros de largura e 20 metros de altura. Também existe o Lago do Dragão Dormente, cuja profundidade média é de 20 metros expostos a diques de calcário que, de forma conjunta, lembram o formato de um dragão. 

Bom gente, este foi o post de hoje, espero que tenham gostado. Este foi meu post para o  Conhecendo o mundo e fiz só como serviço-quebra-galho mesmo porque meu negócio é postar coisa inútil /risos. Mas enfim, vocês tem que gostar porque eu demorei pra escrever u.u Então, até amanhã e depois de amanhã. (Porque sim, ainda não descobri como, mas a situação acabou comigo tendo 3 posts seguidos -q) 
B-bye. 

Créditos: G-Sat / Imagens do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário