domingo, 21 de julho de 2013

0

Curiosidades: ADH e as consequências do Álcool

Boa noite, meus queridos leitores. Aqueles que me conhecem sabem que sou estudante de Biomedicina do Ensino Superior, como amante de biologia, hoje trago um post especial falando sobre algo da área. O post é destinado àqueles que gostam de beber, acredito que todos já se fizeram perguntas como "Por que quando eu bebo, eu tenho vontade de ir ao banheiro em uma frequência anormal?" ou "Por que no dia seguinte de uma bebedeira, há dores de cabeça muito fortes, chamadas ressaca?". Essas devem ser perguntas frequentes que muitos se fazem, mas nem todos sabem a resposta. Nesse meu primeiro post na Coluna de Curiosidades, pretendo responder a primeira pergunta e explicar porque isso acontece. A segunda pergunta o nosso amigo Zeu explicará semana que vem.

Vocês já ouviram falar de ADH? Sim? Não? Talvez alguns já tenham ouvido falar em suas aulas de biologia, outros acredito que ouviram, mas nem prestaram atenção. Para aqueles que não sabem, eu explicarei. ADH é um hormônio anti-diurético produzido por nosso organismo, e tem como função aumentar a absorção de água durante a produção de urina em nossos rins. Assim, a ureia, produto final das reações do nosso metabolismo celular que é liberado na urina junto a outros compostos, é excretada em uma solução aquosa, a urina.

Acontece que uma das consequências do álcool, quando em nossa corrente sanguínea, é a inibição do efeito desse hormônio. Sem a ação do ADH, nosso organismo perde a capacidade de absorver a água, que é liberada na urina com excesso. Por sua vez, a bexiga, órgão responsável por armazenar nossa urina até excretarmo-na, enche-se com mais rapidez, pois há um excesso de água sendo liberada. Como consequência, quando se bebe, a pessoa sente mais vontade de ir ao banheiro esvaziar a bexiga.

Esse é um fenômeno completamente normal e acontece com todos os alcoolizados. Nesse momento, também é comum a urina ficar cada vez mais clara e transparente conforme a quantidade de álcool que se ingira. Isso acontece porque a concentração de ureia na urina é menor, por causa da maior quantidade de água, e ela permanece por menos tempo em nossa bexiga, devido ao rápido enchimento.

Espero que tenham gostado dessa curiosidade, semana que vem Zeu explicará o que desencadeia a ressaca. Se tiverem alguma curiosidade para sugerir ou alguma coisa na área que tenha dúvida e gostaria de tê-la respondida, você pode nos informar naquela caixinha de chat ali do lado, em "Request". Na faculdade escuto várias coisas interessantes, espero poder trazer mais dessas coisas a vocês. Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário