domingo, 7 de julho de 2013

0

Curiosidades: A Lua

Um dia desses estava eu conversando com alguns da staff e comentou-se em fazer uma série de curiosidades sobre o espaço, eu decidi então fazer algo sobre a Lua, me desejem boa sorte.


Lua

Ilustração de como teria surgido a lua,
onde um planeta do tamanho de Marte
colidiu com a Terra ainda estéril.
A Lua (do latim Luna) é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de 384.405 km do nosso planeta. Seu perigeu máximo é de 356.577 km, e seu apogeu máximo é de 406.655 km. Uma das teorias sobre a afirmação da lua diz que ela surgiu entre uma colisão de um planeta do tamanho de Marte com a Terra. Na época de seu surgimento, a lua ficava a cerca de 25 mil km de distância da Terra.

Outra teoria diz que a lua é filha só da Terra, e seria resultado de uma colisão com algum asteroide que literalmente arrancou a Lua da Terra. Antes da lua aparecer a Terra não passava de uma bola estéril e voltaria a ser caso a lua sumisse do nada. Ficaríamos sem marés, os dias durariam cerca de 50 vezes mais, as temperaturas à noite despencariam e ao dia ficariam insuportáveis. A atmosfera da Terra ficaria mais rala e os ventos muito fortes, tanto que uma brisa normal seria mais rápido que o girar de um furacão. A lua se afasta da Terra cerca de 3,8 cm ao ano, em alguns bilhões de anos o verdadeiro fim do mundo vai nos alcançar, pois aí de fato, a lua já estará longe demais da terra para que sua gravidade altere algo em nosso planeta, e assim, toda a vida na Terra eventualmente acabaria.


Também descobriram recentemente que na lua existe água – em forma de gelo, claro, uma vez que as temperaturas lá são negativas. Esta descoberta abre uma nova esperança para a vindoura colonização da lua. A importância cultural da lua para os humanos determinou em tempos antigos os meses do ano – com 28 dias, que é o tempo que a lua leva para dar uma volta na Terra – e a duração de uma semana – que dura um quarto do mês, sendo então, as fazes da lua. Este foi portanto, o primeiro calendário a ser utilizado, mas foi extinto no ocidente quando o império romano adotou o calendário juliano, que a exemplo do egípcio, era baseado no tempo em que a Terra leva para dar uma volta no sol. Atualmente o calendário lunar ainda é utilizado por indígenas e na cultural tradicional chinesa, por exemplo. No entanto, não é mais utilizado comercialmente.

Se a lua não fosse como é exatamente hoje, talvez a maioria das coisas fosse diferente no nosso planeta, inclusive o próprio ser humano. Se a lua fosse mais densa por exemplo, a maré seria mais forte, o que alteraria todo o ciclo de vida no mar, o que causaria evoluções diferentes nos diferentes animais marítimos.

Crateras lunares são provocadas por
corpos espaciais que colidem com a Lua
que por não ter atmosfera acaba recebendo
todo o impacto desses corpos.
A lua também pode ser considerada a grande guardiã da Terra. Além de dar aos seres humanos "o luzeiro menor" que fornece luz à noite, a maré e muito do que a Terra é hoje, também é um grande escudo do planeta contra ameaças espaciais como: asteroides e cometas. Devido sua gravidade, a lua acaba por atrair esses corpos que passam por perto evitando assim que atinjam nosso amado planeta. As crateras lunares provêm disto.

Corre um projeto entre as grandes agências espaciais de colonização da lua, que seria a ‘nova grande colonização’ e que abririam novos caminhos para a dominação espacial da humanidade. Ou seja, assim como a colonização da América, que abriu nos caminhos paras os grandes reinos, a colonização da lua abriria novos caminhos para os países mais poderosos. Esta ideia de colonização começou quando os EUA enviaram homens à lua, desde então, vários escritores de ficção científica, alguns cineastas e outros cientistas mais ousados decidiram investir nesta ideia. Também se sugere que a lua seja um ponto de apoio para a colonização de Marte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário