domingo, 28 de julho de 2013

0

Curiosidades: O que é a ressaca?

Oi Oi gente, bom, estou morrendo de sono porque eu não dormi quase nada noite passada. Vou pular esse monólogo então, sorry.
Espero que estejam bem.
 Marsh assumindo aqui, parece que o Zeu dormiu em cima do teclado, então terminarei o que ele começou já que fui eu quem sugeri este post.

O que é ressaca?
A ressaca nada mais é do que um conjunto de sintomas derivados da intoxicação ao álcool. Ela pode ter diversas causas.

1. Intoxicação pelo acetaldeído
O acetaldéido é um composto muito tóxico para nossas células e a exposição prolongada a ele pode acarretar um cansaço contínuo, mesmo se a pessoa dormir. Isso acontece porque nossos neurônios também ficam intoxicados por esta substância e, devido a isso, para de funcionar como deveria. Nossas ondas cerebrais passam a ficar instáveis durante o sono, resultando em má qualidade deste. Além disso, a exposição prolongada pode ainda provocar uma espécie de inflamação generalizada em nosso organismo que gera um mal estar.

2. Hipoglicemia
A hipoglicemia é o oposto da hiperglicemia, também conhecida como diabetes. Ao contrário da diabetes, na hipoglicemia temos uma baixa concentração de glicose no sangue. A hipoglicemia pode acontecer por vários fatores, mas neste caso ela acontece porque a via enzimática de degradação do etanol é a mesma que a de produção de glicose durante o jejum.

É muito comum as pessoas que bebem não comer quase nada durante horas, não é? É ai que está o perigo, enquanto você está bebendo e todas as células do seu fígado estão tentando degradar essa substância tóxica, seu organismo continua consumindo glicose sem parar. É óbvio que uma hora iria faltar glicose, não acha?

Se a diminuição da síntese de glicose e o consumo contínuo em si já não fossem ruins, parte da glicose em nosso sangue ainda sai em nossa urina. A saída da glicose na urina é um processo normal em nosso organismo, acontece até com pessoas que não bebem também, mas para uma pessoa alcoolizada. Essa saída pode agravar o quadro de hipoglicemia que causa fraqueza e mal estar, em casos extremos pode até levar a desmaio.

3. Desidratação
Para falar desse item, não podemos fazer sem voltar ao que eu disse semana passada. Lembram o que eu disse sobre a consequências do álcool para o ADH? Toda a água que passa por nossos ruins é eliminada na urina quando os níveis de etanol no sangue são altos, já que o ADH não pode agir na reabsorção desta. A eliminação contínua da água leva a um quadro sério de desidratação que pode acarretar em dores de cabeça, boca seca, sede, irritação e câimbras. Não podemos esquecer que a água é de vital importância para o bom funcionamento do nosso corpo, pois ela possui várias funções em nosso corpo.

Como evitá-la?
A melhor maneira de evitar a ressaca é não bebendo, mas você pode diminuir seus efeitos ingerindo muito líquido não alcoólico antes, durante e depois de beber para diminuir a desidratação, de preferência ricos em glicose, como sucos. Você também pode ingerir alimentos ricos em carboidratos e proteínas antes de começar a beber, isso irá retardar a absorção do álcool pelo intestino e dará mais tempo para o fígado degradar o que for absorvido. Além disso, é bom comer algo rico em glicose durante a bebedeira para estabilizar os níveis de glicose no sangue e evitar a hipoglicemia.

Fonte: MD.Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário