quarta-feira, 31 de julho de 2013

2

Lendas: Deuses Egípcios - Sekhmet

Oi gente, hoje eu vim fazer um post das lendas, iria ser o outro, mas como os problemas soníferos me impediram. Mas bom, agora eu vou ter que postar, então vamos lá! 
Obrigo a quem estiver passando os olhos a ler porque a coluna de Lendas é a mais enjoada de fazer, então leiam! u3u
Sekhmet 
Na mitologia egípcia Sekmeth, Sachmet, Sakhet, Sekmet ou Sakhmet ("A poderosa") é a deusa das doenças e da vingança. 
Sua imagem é uma mulher coberta por um véu e uma cabeça de leão. Sua juba era cheia de chamas, sua espinha dorsal tinha cor de sangue e seu rosto brilhava como sol. Considerada no Antigo Egito o símbolo da punição de Rá.
Era adorada em Mênfis, onde formava a tríada Menfita juntamente com Ptah, seu esposo, e Nefertem, seu filho.

Alguns egípcios tiveram dificuldade em dissociar a deusa Bastet a deusa Sekhmet, sendo uma única pessoa com personalidade e características diferentes. Bastet é a amável e Sekhmet uma guerreira implacável.

A Lenda
Um dia, quando Rá, o deus do sol, envelheceu, os humanos começaram a criticá-lo. Furioso ele decidiu punir a humanidade, chamou a deusa Hátor e a transformou em Sekhmet, a poderosa, mas a divindade perdeu o controle e a Terra se encharcou de sangue. Outra versão da história diz que Rá manda Sekhmet para devorar os humanos, pois estes se distanciaram dos princípios divinos.
Rá, quando percebeu que se continuasse assim toda a humanidade seria exterminada, mandou preparar um tipo de cerveja muito forte e nela misturou grãos vermelhos, fazendo parecer sangue humano, e mandou espalhar essa cerveja por todo o campo onde a deusa prosseguiria com sua matança.
Quando Sekhmet se deparou com a cerveja espalhada no chão, achou mesmo que fosse sangue humano e começou a beber dele. Ela se embriagou e acabou adormecendo, quando acordou, sua fúria já havia passado e a humanidade foi salva. Quando Sekhmet acordou ela estava transformada em uma doce gatinha, Bastet.

Rá, então, ordenou que fosse costume preparar bebidas para a deusa em todas as festividade.

Poderes
Sekhmet também é patrona dos médicos, ela traz a cura da doença que ela mesma disseminou pelo mundo.

Signo
As pessoas nascidas sob o signo de Sekhmet são ousadas e corajosas. Adora desafios, é comum iniciarem algum projeto, mas abandonarem quando este começa a dar frutos e deixa de ser algo arriscado. Também precisam aprender a controlar a raiva e agressividade, essa característica pode assumir proporções extremas.

2 comentários: