terça-feira, 30 de julho de 2013

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Music Time: White Album


Salve meu povo lindo, Mallow na área mandando um post sobre um Álbum muito popular da Banda Beatles, Falarei sobre o belissimo album White Album, espero que gostem.




The White Album é apenas o nome popular do décimo álbum do Beatles, foi lançado como disco duplo em 22 de Novembro de 1968 (na época, foi em vinil) e está na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll: Hall of Fame 2. A capa do disco é toda branca com o nome Beatles em relevo na cor dourada. A Capa foi criada pelo artista Richard Hamilton.
Em 1997, o álbum foi nomeado como o décimo melhor disco de todos os tempos pela Classic FM. Um ano depois disso, a Q Magazine colocou o mesmo disco como o décimo sétimo lugar e em 2000 ele alcançou o sétimo lugar. A revista Rolling Stone o nomeou como o décimo álbum entre 500 álbuns, além do canal VH1 o colocar como décimo primeiro lugar. O disco ganhou apenas 19 vezes o disco de platina e é até hoje o décimo disco mais vendido na terra do Tio San.

Gravação do Disco

O White Album foi gravado entre 30 de maio a 14 de outubro de 1968, a maior parte dele foi pela Abbey Road Studios e teve algumas músicas gravadas no Trident Studios. Apesar de muito produtivo, as sessões de gravações foram relapsas (comum no Beatles), com uma tensão enorme entre os membros. Conciliando entre as gravações e a nova empresa Apple Inc Corps, os membros da banda acabaram tornando homens de negócios, o que acabou desgastando aquele clima gostoso de banda e afetando a relação entre eles. Yoko Ono, que na época era a nova namorada de Jonh Lennon, estava nas gravações, o que acabou criando mais tensão entre a banda. George Martin  ficava no estúdio quando os Beatles gravava seu disco e em meio a esse stress todo da gravação ele disse a seguinte frase:

Jonh apresentou as instalações de Abbey uma vez, e ela nunca foi embora. Aparecia todo o santo dia.

O autor Mark Lewisonh relata que o disco contou com  primeira sessão de gravação a durar 24 horas, com Lennon, McCartney e Martin fazendo os últimos ajustes e a mixagens finais em um único dia.
O principal avanço na gravação do disco foi sem duvida passar de 4 para 8 canais, os estúdios de Abbey Road contava com uma mesa de 4 canas, mas havia uma de 8 canais. Elas foram ompradas pela EMI e parada no estoque por meses esperando alguém que quisesse usá-la. As músicas Hey Jude e Dear Prudence foram gravadas numa mesa de 8 canais no Trident Studios. Quando foi descoberto que na Abbey também havia uma mesa de 8 canais, eles insistiram em usar e pediram para os engenheiros Ken Scott e Dave Harries que instalassem a mesa no estúdio 2 sem autorização de seus superiores.
O Álbum Branco foi o último disco deles lançado com a mixagem alternativa mono. Porém somente no Reino Unido, 29 canções do disco, exceto Revolution 9, são encontradas versões de mixagem mono. Nos EUA, as versões mono já estavam passadas, então os discos só eram lançados em estéreo. Esse disco foi o primeiro a ser lançado lá somente em estéreo.

Convidados no Album

Um deles foi Eric Clapton, através de um convite de George Harrison, tocou a guitarra solo em "While My Guitar Gently Weeps". Harrison retribuiu colaborando na canção Badge para o último disco do Cream, Goodbye Cream. Harrison disse anos depois:
A presença de Clapton no estúdio serviu para desanuviar as tensões entre o grupo e eles tiveram uma melhora em seu comportamento na sua presença.
Nicky Hopkins também participou do disco tocando piano em Revolution 1 e Savoy Truffle que também contou com uma seção de sopros. Jack Fallon, um violinista que foi recrutado para "Don't Pass Me By", uma orquestra de música clássica e alguns vocais de apoio contribuíram para a canção, "Good Night". Apesar da presença de todos e de Yoko Ono na música "Revolution 9", nenhum deles ganharam créditos no encarte do disco, safadagem feita pelo Beatles.


Problemas nas gravações

Apesar do nome oficial do álbum ser apenas The Beatles, esse disco captura uma grande individualidade de seus integrantes. Os padrões de trabalho nele exercidos são drasticamente modificados com relação àquele dinamismo de seus discos anteriores. Algumas vezes era possível encontrar McCartney trabalhando por horas em um estúdio, enquanto Lennon gravava em outro e Harrison e Ringo em um terceiro estúdio, todos os quatro com engenheiros diferentes. "Pela primeira vez eu precisei ser três produtores" dizia Martin, em uma ocasião com sua autoridade foi quase que ignorada pelos Beatles, que deixou Chris Thomas na produção enquanto viajou num feriado. Durante uma dessas sessões com a gravação de "Helter Skelter", Harrison confessou ter sido um caos e se lembra de ter corrido pelo estúdio com os nervos à flor da pele.

O produtor George Martin disse em entrevistas depois do disco que trabalhar com os Beatles estava quase se tornando impossível e que a relação com a banda mudou nesse período com suas maiores qualidades parecendo desfocadas e seus objetivos sem inspiração.

Em 16 de julho o engenheiro Geoff Emerick, que trabalhou com os Beatles desde Revolver, anunciou que não trabalharia mais com a banda por causa do desgosto e deterioração do ambiente de trabalho. Em 22 de agosto o baterista Ringo Starr saiu da banda, explicando mais tarde que fez aquilo porque sentiu sua participação minimizada perante os outros membros e que estava cansado do trabalho contínuo e demorado do disco. Os outros três imploraram para Starr retornar, o que aconteceu duas semanas depois. Mas a reconciliação foi só o começo do fim e segundo Ringo: "meses e anos de miséria." Durante esse tempo McCartney, multi-instrumentista, tocou bateria em "Back in the U.S.S.R." e "Dear Prudence"

Curiosidade


Em 2010, um colecionador argentino possuía o álbum com assinaturas originais dos quatro beatles. A peça foi vendida na ocasião por 33 mil dólares.

Fonte: Wikipedia


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