terça-feira, 16 de julho de 2013

0

Music Time: Zone

Salve povo lindo. \o
Mallow na área mostrando a banda japonesa chamada Zone, infelizmente a banda não existe mais, mas suas músicas marcaram muito a vida dos seus fãs e mesmo anos após a bande ter se desfeito, suas músicas fazem um sucesso e tanto, inclusive como encerramento de um famoso anime. Curiosos, não ?
Boa Leitura.

  ZONE


A História da banda ZONE começa no ano de 1997 em Sapporo, distrito de Hokkaido, através de uma escola e estúdio Runtime. Este estava realizando um novo projeto para se formar uma banda onde os integrantes teriam que cantar, tocar e também dançar. Entre 300 alunos que existiam, foram selecionado apenas oito garotas que se apresentavam cantando e dançando em rádios e festivais da região.

Depois de um ano, o grupo acabou sendo apenas de quatro garotas, sendo elas: Miyu Nagase, Mizuho Saito, Maiki Sakae e Takayo Ookoshi. As meninas estavam se apresentando muito em vários festivais em Sapporo, a banda que até o exato momento não tinha um nome certo, por influência do seu produtor Tadayuki Omanami da Knockers Records, uma empresa do grupo Sony. A partir daí o grupo começaria a se apresentar com o nome ZONE.

As meninas da banda deram uma explicação bem ousada para o nome, segundo elas fora escolhido para representar uma meta do grupo: em toda a sua amplitude usou a letra Z do alfabeto e One, que significa um em inglês. Como objetivo das garotas escalarem o sucesso rumo ao primeiro lugar nas paradas.


Começando a Carreira


Em 8 de fevereiro de 1999, a banda ZONE começou seu passo com seu primeiro single intitulado Believe in Love. O single com 4 músicas atingiu um bom sucesso, mas apenas como mais um grupo que cantava e dançava, assim como muitas outras bandas como exemplo ao Speed. Quando saiu o clipe a Sony Japan se interessou mesmo, o vídeo era das meninas tocando e dançando com seus instrumentos musicais, uma ideia genial dada pelo Tadayuki que se baseou em uma banda extinta de nome Kome Kome Club. Com a autorização da gravadora, no dia 7 de fevereiro de 2001, saía o segundo single chamado Good Days que continha 2 musicas inéditas, mas continha 4 faixas, que assim como Believe of Love, alcançou um sucesso aceitável.

Mas o começo da verdadeira subida da banda veio com seu terceiro single chamado Secret Base – Kimi ga Kureta Mono. Ele foi lançado em 8 de agosto de 2001, logo virou febre a musica por causa de um comercial da Shiseido e também que a mesma música foi tema do dorama Durama Kid's War 3 da Rede TBS. O single vendeu mais de 600 mil cópias e esse enorme sucesso fez com que a banda chegasse ao segundo lugar no Top Oricon (como se fosse a Bilboard Japonesa).

Em 14 de Fevereiro de 2002 veio o primeiro álbum chamado apenas de Z, um cd de capa simples e 8 faixas musicais, com musicas como Secret Base, Daibakuhatsu NO 1, GOOD DAYS e outras. Seguido de outros singles que não fizeram muito sucesso. Em 17 de julho de 2002, saiu Hitoshizuku, single bem bonito tanto em capa quanto em músicas (sendo o básico, 2 músicas inéditas e 4 faixas). A música que dá nome ao single foi usada pela Disney como tema do longa-metragem de “A Era do Gelo”, no Japão.



A banda ZONE vinha tendo uma visão de banda mais pop no Japão, mas isso foi mudado quando saiu o single Akashi, com um som muito mais pesado, mostrando riffs de guitarra e um clima mais de pop rock, fazendo assim a banda ser vista por sua versatilidade e aumentando mais o sucesso.

No final de 2002, mais precisamente no dia 27 de Novembro de 2002, saiu o segundo álbum, com o nome de O, cuja capa se parecia com a do primeiro, mas com 10 faixas de musicas, destaque para Akashi e Yume no Kakera. Esse álbum não teve uma boa aceitação no Japão, mas mesmo assim foi um grande sucesso.

Em 2003 veio o single True Blue, seria mais um single de pouco sucesso se não fosse por um detalhe, a música que dá nome ao single foi escolhida para ser tema do anime Astro Boy, fazendo uma grande reviravolta na venda.

O Inicio do FIM


A Banda ZONE fazia um grande sucesso entre os japoneses e já estavam trabalhando em seu próximo álbum que iria se chamar N, mas no final do ano de 2003, após uma apresentação no festival Kouhaku Utagasen, foi anunciado que a ex-líder, Takayo, sairia da banda para se dedicar aos estudos (afinal, elas estavam em idade escolar quando a banda começou).

Pouco tempo depois, a banda chegou a noticiar um intervalo que, segundo especulações, seria utilizado uma adaptação e escolha de uma nova integrante, ou até ensaios para reestruturar as musicas para serem tocadas em trio. Uma semana depois dessa trágica noticia a mídia recebeu uma verdadeira bomba, a cantora Tomoka Mishimura, uma ex integrante da formação original (aquela que eram 8 meninas), sairia de seu grupo chamado Shuel's e retornaria ao grupo no lugar da Takayo, lançando em 02 de abril de 2004 o primeiro single com ela na banda, chamado Sotsuguyou, um single bem a cara da banda com a música que dá nome ao single mostrando uma bela harmonia entre elas, tanto na música quanto no videoclip. Alem do single Sotsyguyou, com a Mishimura também foram lançados os singles Taiyou no Kiss, que seguiu a mesma linha de música que Sotsuguyou, e Glory Colors, o qual trazia um single mais suave, menos pop e mais romântico, por assim dizer.

Em fevereiro de 2005, veio a pior notícia para os fãs da banda, a separação do grupo. Não era por divergências, nem por queda de popularidade e muito menos diferenças pessoais, mas simplesmente por causa da Miyu que se afastaria da banda com o intuito de terminar seus estudos e devido a enorme amizade entre elas, o restante da banda não queria que Miyu fosse substituída e nem queriam continuar como um trio.



Meses depois dessa noticia saiu o ultimo single de nome Egao Biyori, lançado em março e logo em seguida o ultimo álbum chamado de E, o único disco delas que era duplo, um cd contendo uma coletânea dos melhores singles e o segundo, com uma canção, cantada por todas e depois por cada integrante. A música em questão se chama Tabadachi e diz muito bem os sentimentos da banda com o seu término, um dos versos diz algo como “Você só sente saudades daquilo que marca a sua vida” e foi assim que elas se sentiram ao terminarem a banda, em uma entrevista.

Em 1 de Abril do mesmo ano, a ZONE realizaria sua ultima apresentação juntas no final da Spring Tour 2005 – No Need to Wait for Summer, no Nippon Budokan, onde elas tocariam muitas musicas de sucesso, contudo o auge do show foi a música Secret Base em um emocionante adeus, onde todas choravam enquanto tocavam.

Para aqueles que esperam ainda o retorno dessa banda há duas boas noticias sobre isso, a primeira é que assim como diz a musica Secret Base, após exatos 10 anos do lançamento do single, mais propriamente dizendo em Outubro de 2011 elas voltaram a fazer 2 shows no Akasaka BLITZ. Nos dias 14 e 15 e nesse show foi em prol as vítimas dos terremotos e tsunamis que devastaram o nordeste do Japão no dia 11 de Março de 2011. Ainda há também a volta da popularidade da música Secret Base, que virou encerramento do anime Ano Hana, sendo falado por muitos como uma das melhores musicas de encerramento de 2011. Boatos dizem que a Banda ZONE pode voltar à ativa, basta só a todos esperarem pelo acontecido.




Abaixo há uma descrição de cada single e álbum que saiu, bem como sua data.

Singles


2005-03-09 - egao biyori 笑顔日和

2004-08-04 - glory colors ~風のトビラ~

2004-06-02 - taiyou no kiss 太陽のKiss

2004-02-04 - sotsugyo 卒業

2003-10-29 - boku no tegami 僕の手紙

2003-07-30 - H・A・N・A・B・I ~君がいた夏~

2003-04-16 - true blue/ren ren ・・・ true blue/恋々・・・

2002-11-27 - shiroi hana 白い花 CD maxi-single

2002-09-26 - akashi 証

2002-07-17 - hitoshizuku 一雫

2002-02-14 - yume no kakera… 夢ノカケラ・・・

2001-11-14 - sekai no hon no katasumi kara 世界のほんの片隅から

2001-08-08 - secret base ~君がくれたもの~

2001-05-23 - daibakuhatsu NO.1 大爆発 NO.1

2001-02-07 - GOOD DAYS

1999-12-18 - believe in love

Álbuns


2006-04-19 - E ~Complete B side Melodies~

2005-04-13 - E ~Complete A side Singles~

2004-02-18 - N

2002-11-27 - O

2002-02-14 - Z

Fontes: Last FM, Sony Music Japan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário