domingo, 4 de agosto de 2013

0

Curiosidades: Animal imortal

Hoje vou falar de uma curiosidade curtinha, nada muito grande. Antes de mais nada, boa tarde a todos.
Eu estava comigo pensando: O que é uma curiosidade?
Cheguei à conclusão que uma curiosidade é algo que deixa nós humanos surpresos, talvez algo muito incomum ou raro, que nós acabamos achando estranho. Ou algo tão comum, mas tão comum, que a gente tem o mesmo sentimento. No entanto, este sentimento nem sempre é bom, por vezes uma curiosidade pode nos trazer sentimentos de tristeza, ira ou nostalgia. Claro que enquanto eu pensava sobre o que escrever em curiosidades eu pensei em um monte de coisas, e de fato algumas delas não são muito agradáveis, decidi então falar da:

Água-viva imortal

Quando se fala em um ser imortal, o pensamento que vem à nossa cabeça é que ele não pode morrer de jeito nenhum, como um deus. Mas na natureza esse senso de “imortalidade” está bem aquém disso. Quero dizer, determinadas espécies de árvores podem viver por mil anos ou mais, certamente poderiam ser consideradas “semi-imortais”. Esse animal especial do qual irei falar simplesmente não pode morrer de causas naturais, ele tem um poder de regeneração tão intenso, que o único meio de mata-lo é destroçando-o completamente.
Como a maioria das águas vivas, o ciclo de vida deste animal tem duas fases: a fase pólipo ou fase imatura e a fase medusa. Esse animal especial, cujo nome latino é Turritopsis nutricula, foi encontrado pelo estudante de biologia alemão Christian Sommer em 1988 enquanto passava suas férias na Itália. O biólogo estava coletando espécies de hidrozoários para um estudo, acidentalmente capturou uma misteriosa água-viva. Sommer descobriu no laboratório que o pequeno ser simplesmente se recusava a morrer, regredindo ao seu estado inicial de vida e reiniciando seu ciclo de vida, basicamente, é como se ela sofresse um envelhecimento reverso.
Os pesquisadores descobriram que ela inicia este incrível processo de rejuvenescimento quando se encontra sob ataque ou uma situação de estresse e que, durante este período, há uma grande mudança nas células desse animal, tão grande a ponto dele voltar à fase pólipo. Abaixo algumas imagens do animal:
Fonte: Hypeness

Nenhum comentário:

Postar um comentário