segunda-feira, 19 de agosto de 2013

0

Resenhas: Fable I (Jogo)

Olá, pessoal. Alguém aqui já ouviu falar de um jogo chamado Fable? Hoje pretendo resenhar sobre este magnífico jogo, o meu preferido do tipo *-*

Fable
Capa do primeiro jogo da série
Fable é um jogo de RPG desenvolvido pela Big Blue Box e publicado pela Microsoft Game Studios. Ele foi lançado no mercado inicialmente para Xbox em 14 de Setembro de 2004.
Em Setembro de 2005, uma versão expandida do jogo, cujo nome se deu Fable: The Lost Chapter, foi lançada para Windows e Xbox. Em 31 de março de 2008, as empresas Feral Interactive e Robosoft Technologies disponibilizaram uma versão do jogo para Mac.

Atualmente, a série conta com ainda mais três jogos, Fable II, Fable III e Fable the Journey. Desses, apenas o Fable III é disponível para PC, os demais são exclusivos para Xbox, sendo o Journey apenas para Kinect.

Fable: The Lost Chapter
Você quando criança
Apesar de o gráfico ser um pouco ruim em comparação aos jogos mais novos, este é sem dúvida o melhor jogo da série. A história se passa em um lugar chamado Albion, na era medieval, e enredo gira em torno de um garotinho da vila de Oakvale, que sonhava em ser um grande herói quando crescesse, as vezes como um nobre guerreiro, outras como um poderoso mago. Mas o que ele não sabia era o poder do destino. Este menino é você no jogo.

No início do jogo, não há muito o que fazer. Você começa como um simples garoto e mora na vila de Oakvale com seu pai, sua mãe e sua irmã. Ao falar com as pessoas da vila, você inicia algumas quests que te darão algum dinheiro para comprar um presente de aniversário para sua irmã.

Quando você entrega o presente a sua irmã, ela diz que sabia que você a daria chocolates a ela como em seu sonho e que deveriam voltar para casa porque a mãe já estaria chegando. Porém, quando você sai dos campos, sua irmã te para e diz que algo estava errado. Neste momento, um homem entrou na cidade gritando "bandidos!", ele é morto na sua frente por um dos bandidos. Sua irmã te pede para se esconder nos campos.

Os bandidos mataram e incendiaram tudo o que estava em seu caminho enquanto você assistia, escondido, a tudo. Eles procuravam uma casa em específica, a sua casa. E quando acharam-na, atacaram-na. Seu pai pegou em uma espada e defendeu a casa e a sua família como pode, porém ele não era um guerreiro e, por isso, acabou morto pelos bandidos que entraram na casa e torturaram a mãe e a irmã, matando-as. Sem qualquer pista de onde você estava, eles foram embora.

As ruas foram tomadas por corpos e sangue dos aldeões mortos e pelo fogo, você assistiu a todo o massacre escondido. No final, todos estavam mortos e você sozinho naquela cidade. Enquanto vaga pela cidade, você encontra o corpo de seu pai assassinado e cai em lágrimas ao ver. Um bandido te encontra e tenta te matar, mas é salvo por um grande mago chamado Maze. Ele te tira de Oakvale e te leva para a Guilda dos Heróis, onde é abrigado e treinado para se tornar um herói.

Eles te ensinam a usar uma espada, um arco e magia. É somente após o longo treinamento que o jogo começa de verdade, quando você já é um rapazinho. A partir desse momento, você deve fazer as quests para ganhar experiência, abrir novas partes do mapa e desbloquear novos itens de armadura.

Painel de Troca de pontos de experiência por habilidades
Você também pode escolher entre ser mago, guerreiro ou arqueiro de acordo com as habilidades que você compra com os pontos de experiência. Além disso, fazer boas ações te leva para o lado bom enquanto que ações malvadas te levam para o lado maléfico. As missões que você faz e as armaduras que usa também influenciam na sua bondade/maldade.

Apesar do jogo ser pequeno e rápido, mesmo fazendo todas as sidequests, o que eu mais gosto é na sua liberdade de escolha dentro dele, para mim é o que faz dele um dos melhores jogos. Tudo o que você faz pode alterar o seu destino e a forma como os aldeões te trata, certas missões te dará dinheiro, outras te dará dinheiro e fama. Quanto mais fama, mas os aldeões gostarão de você e mais fácil será se casar com alguém da vila e ter filhos. Você ainda pode comprar propriedades nas cidades e colocá-las para alugar ou morar nelas. Se matar algum vendedor, a propriedade ficará a venda e você poderá comprar.

Quanto mais você joga, o tempo para seu personagem também passa. Algumas missões desbloquearão algumas cenas que passará o tempo no jogo, casar-se também faz com que você envelheça. O jogo começa de verdade quando você tem apenas 18 anos, mas pode terminar com você tendo 60 anos ou mais. Ser velho também não é de todo ruim, quando se é mais velho, isto também quer dizer que mais experiência você tem, logo mais forte és.

Demon Door
Além das missões, durante o jogo você também encontrará alguns desafios, são as Demon Doors. Elas estão espalhadas por todo o mapa, cada uma te pedirá uma coisa em enigmas. Quando seus desafios estiverem concluídos, elas se abrirão e te permitirão entrar em suas cavernas onde você poderá encontrar uma variedade de tesouros, como sets de armadura, espadas maravilhosas e muitos outros itens. Os enigmas delas nem sempre serão fáceis e claros, para quem gosta de bons desafios, estes serão ótimos.

Há também baús de tesouros espalhados por todos os mapas, alguns não precisa de nada para abrir, outros te pedem para ter uma certa quantia de chaves de prata (silver keys). Você pode encontrar as chaves escondidas por ai, uma dica que dou para este jogo é explorar TODO o mapa. Há muitas coisas para se encontrar escondidos pelos mapas, uma delas são chaves. Quando você tiver a quantidade de chaves que o baú te pede, você poderá abri-lo e conseguir seu tesouro.
Silver Chest
Silver Key

Na minha opinião, a única coisa que acho ruim no jogo é o fato de que você só pode jogar com um personagem masculino. Preferiria jogar com um feminino já que sou mulher, mas isso não me fez gostar menos do jogo ou não jogá-lo. É um bom jogo e vale a pena ser jogado para quem gosta do estilo.

Maze, o mago que te salvou quando era criança. Se você alcançar 100% de bondade, ficará com os troços azuis na cara igual a ele
Esta é uma espécie de barbearia, onde você pode alterar o corte de cabelo e/ou barba do seu personagem. Existem outras lojas no jogo, como o arsenal que vende armas, lojas de comidas e/ou poções, loja de armaduras e um bar onde você pode comprar comida, presentes ou se hospedar.

Bom, acho que falei de tudo desse primeiro jogo da série e o porquê de para mim ser um dos melhores jogos, apesar de ser um jogo velho. Os outros terão que ficar para uma outra ocasião, preciso jogá-los até o fim primeiro. O III estou quase zerando, mas o II e o Journey é apenas para Xbox, console que eu não tenho. Espero que gostem do jogo se forem tentar jogar, até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário