sexta-feira, 2 de agosto de 2013

0

Tutorial: Como manter uma estante de livros saudável

"Os livros tem os mesmos inimigos que o homem: o fogo, a umidade, os bichos, o tempo e o próprio conteúdo" - Paul Ambroise Valery, poeta francês. 
Yoo pessoas, como estão? Hoje eu vim  trazer um tutorial para os livreiros de plantão, até porque não é nada fácil ter esse vício, não é? Quando nós conseguimos o livro que queremos, sai outro, ai sai um box promocional, ai vem uma continuação que você nao pode comprar porque ja tem livros demais, mas esse dito cujo está de promoção, se não comprar logo vai gastar mais dinheiro ai... ai... ai... OMG, BRAIN EXPLODE @_@
  Hahahaha, mas pior que é verdade... Então, cá está você, com sua bela coleção de livros... Eles estão espalhados por ai? Mas que tipo de amante você é? Seu insensível! Trate de arrumar uma estante! O que? Nao tem dinheiro pra comprar uma? Ora vamos, improvise! Mas meu post hoje não é sobre "como criar estantes caseiras", mas sim sobre "como manter uma estante de livros saudável", então quando voce tiver uma estante, venha ler isso. Ou, se você já tem, com certeza conhece a dor que é: Livros amaçando, paginas amarelas, traças, fungos, manchas, poeira, velhice, fedor...
  Então é isso ai, meu caro inexperiente, vou ajudar vocês a combater cada um desses troços! 

Livros Amassados: Bom, mesmo em uma estante vertical/horizontal/diagonal/sei lá livros podem amassar, ou até mesmo enquanto você os lê, quando leva o livro na bolsa, quando empresta ou podem simplesmente ter chegado assim pelo correio (neste caso não deixe de reclamar no lugar onde comprou). Para evitar de serem amassados nas estantes horizontais, existe um salvador bem fofo: O Bibliocanto, ou mais popularmente conhecido como Porta-livro ou Escora-livro. Sao plaquinhas normalmente em forma de L que escoram o(s) livro(s) usando seu próprio peso. No caso de o livro já estar amassado, tente por algo maior e pesado em cima (apostilas, atlas, bíblia, dicionários etc), ele vai ficar retinho mas infelizmente a viga do amasso sempre vai estar la. Sinto dizer que pequenos amassinhos de cantos também nao tem cura... 

Livros velhos/amarelados/manchados: Bom, nem sempre manchas e páginas amarelas sao sinais de velhice, o próprio material do livro pode deixá-lo assim em pouco tempo, ou ele pode ter sido impresso assim... motivo? Algumas pessoas nao conseguem ler em paginas brancas demais, principalmente no sol, elas refletem e as deixam "cegas", creio que isso é culpa do astigmatismo. No caso de velhice mesmo, recomendo que leve a um restaurador, pois gambiarras caseiras podem piorar tudo, ja que o livro fica bem mais frágil com a idade. 
E manchas podem ser culpa sua, né? Manchas amareladas nas laterais do livro podem ser sujeira, use um algodão umidecido com água sanitária e passe suavemente nas laterais, cuidado para nao sair pingando tudo, depois ponha o livro no sol para dissipar o cheiro. 
Uma dica: Nunca use nada além de marcadores de papel, ainda mais se você (assim como eu) tem mania de guardar o marcador dentro do livro como "lembrança" rs, sim eu faço isso. Clipes de metal enferrujam, sujam o livro e o corroem, rasgando as paginas. Clipes de plástico marcam os livros e também podem rasgá-los. Não usem as orelhas do livro para marcar paginas, nossa senhora, vou nem comentar, isso é uma tortura só de ver! Deixa o pobre coitado com uma aparência grotesca! Pétalas de rosa, folhas? Oooown, que bonitinho... NÃO! Elas alteram o pH do papel deixando as páginas amarelas e manchadas e podem danificar a encardenacao.

Pragas: Traças são bichos demoníacos que devoram páginas e páginas dos seus livros, e suas roupas também! Para evitá-las deixe os livros em um lugar arejado, com circulação de vento, sem muita umidade - até porque umidade "entorta" as paginas do livro e trás fungos - e sem muito sol. Conhece naftalina? Ponha uma ou duas bolinhas de naftalina nas estantes se a probabilidade de pragas aparecerem for muito alta, mas cuidado, elas deixam um cheiro muito desagradável.
NUNCA NUNCA NUNCA guarde livros em caixas, isso os torna um banquete para os reis da destruição e do caos: Traças! Sabe o que mais pode atrair demônios para os seus bebês? Virar paginas com o dedo salivado! Eeeh, você tinha mania de lamber o dedo antes de virar a página? Saiba que sua salivinha ali torna o livro um objeto desejado por ratos, baratas e insetos variados (Traça inclusa, odeio elas!! ) 
Bom, como eu considero poeira e fedor uma espécie de praga, vou falar deles aqui. Poeira é algo inevitável, mas gera ácaros e deixa o lugar mais propenso a umidade, então sempre passe um aspirador de pó nos seus livros e na sua estante, caso nao tenha, use um pano seco. Ok, fedor. Cheiro de livro velho, em decomposição, cheiro de memórias esquecidas... cheiro de tristeza... Se você seguir todos os passos anteriores sua estante nunca vai ser vitima desse adjetivo.

Mais dicas: Cuidado quando for tirar um livro da prateleira, não puxe o coitadinho pelo topo da lombada, apesar de eu amar fazer isso, rs, danifica a encadernação. Empurre os dois volumes do lado e puxe o desejado pelo meio da lombada. E sobre a frase do poeta Paul Valery: quanto a proteger seus livros do fogo, creio que basta deixá-los longe da cozinha, fósforos, álcool e gasolina, ok?
Ah, não é muito aconselhável guardar livros e HQs/revistas juntos... Não sei bem porque, acho que deve ser algo com o material. 

Espero que tenham gostado, comentem, comentem \o/ E cuidem bem dos seus livros, se não eu vou ai puxar a orelha de vocês e_e É isso ai, beijinhos, até a próxima *3*
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário