quarta-feira, 4 de setembro de 2013

1

Lendas: Surgimento do Halloween

Olááááá, esta é a primeira semana do nosso evento de Halloween, sei que ainda é cedo, mas... O que estão achando? Espero que gostem dos especiais que preparamos para este evento! Também sei que Halloween mesmo é só mês que vem e dia 31,  mas um único dia não daria para prepararmos uma festa com todas as colunas, não acham?

Neste primeiro post em Lendas, contaremos como o halloween surgiu!


O Halloween teve seu surgimento na região da Gália e Grã-Bretanha pelos povos celtas e foi praticada por eles entre os anos de 600 a. C. a 800 a. C. Este era um tradicional festival do calendário celta e o mais importante deles, era celebrado entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro. Com o tempo, essa festa sofreu influencias católicas e se transformou no que hoje é.

Origem Pagã
Originalmente, esta comemoração era chamada de Samhein e visava cultuar os mortos. Os celtas acreditavam  que os mortos saiam de seus túmulos para visitar seu antigo lar e familiares, além de guiar os familiares ao mundo dos mortos, onde se acreditava ser a felicidade perfeita, um lugar onde não sentiriam fome ou dor. O festival durava aproximadamente uma semana e também marcava o fim do verão e, consequentemente, o fim do ano celta.

O festival de Samhien foi comemorado pelos druidas, os sacerdotes celtas, até desaparecerem pouco tempo após a invasão das ilhas da Grã-Bretanha pelos romanos. Após a invasão, a religião celta mesclou-se com a latina e, então, desapareceu.

Origem Católica
Em VI, o Papa Bonifácio IV transformou um templo romano em um templo cristão e o dedicou a "Todos os Santos", que era inicialmente comemorada no dia 13 de maio. Porém, o Papa Gregório III mudou a data para dia 1º de novembro, dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro. Posteriormente, em 840, o Papa Gregório IV ordenou que o festival fosse comemorado mundialmente.

A festa ganhou sua comemoração vespertina, que se prepara a festa no dia anterior, no dia 31 de outubro. Na tradução em inglês, o nome da festa era originalmente "All Hallow's Ave" (Vigília de Todos os Santos), com o passar do tempo, ele foi mudando até se transformar no que é hoje, Halloween.

Atualmente
Hoje em dia, o Halloween se distanciou muito do que era originalmente, preservando apenas a referência aos mortos, mas com um caráter totalmente diferente do original. É uma prática bastante comum neste dia nos países de origem anglo-saxônica, principalmente Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Inglaterra, as crianças se fantasiarem e saírem às ruas batendo de casa em casa pedindo gostosuras ou travessuras (Trick or Treat).

Outra tradição da festa é ornamentação que costumam fazer. É comum nos países onde é comemorada a confecção de lanternas de abóboras, onde retiram o miolo do vegetal e o substitui por uma vela, além disso, há uma customização externa que dá à abóbora a aparência de um rosto.

Símbolos
O Halloween ou Dias das Bruxas, como é chamado nos países que tem a língua portuguesa como língua oficial, possui diversos símbolos que remetem a origem celta. São eles:
 

Abóbora
Simboliza a fertilidade e a Sabedoria.

Vela
Indica o caminho para os espíritos de outro plano astral.
Caldeirão
Dentro dele, os convidados devem atirar. moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.

Vassoura
Simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da energia negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.

Moedas
Devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.

Bilhetes
Com os pedidos, devem ser incinerados para que aquilo que é solicitado através da mensagem escrita seja mais rapidamente atendido, pois se elevará através da fumaça.

Aranha
Simboliza o destino e os fios que tecem suas teias, o meio, o caminho e suporte para seguir em frente.

Morcego
Simbolizam a clarividência, pois eles conseguem ver além das formas e das aparências, sem a necessidade da visão ocular. Conseguem captar as formas e as distâncias através de sua própria energia, emitindo sinais ultrasônicos. 

Sapo
Está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.

Gato Preto
Símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Universo.

Um comentário:

  1. Gostei de mais. Minha professora de inglês pediu para fazer um trabalho sobre o Halloween e ela deu os sub-temas e aqui tem todos os subtemas e títulos. Po vc é o cara.

    ResponderExcluir