quinta-feira, 24 de outubro de 2013

0

Conhecendo o Mundo: Chernobyl

Oláa, Seysyu aqui! Hoje vou falar de um lugar que muitos aqui deve conhecer, um lugar muito sinistro, por sinal.


Chernobyl é uma cidade fantasma na Ucrânia, conhecida mundialmente por conta do terrível acidente nuclear que aconteceu lá em 1986. E é sobre isso que vou falar hoje.

Um belo dia, os operadores da usina nuclear de Chernobyl realizaram um experimento com o reator 4. Primeiramente, a intenção era observar o comportamento do reator nuclear com diferentes tipos de energia. Porém, para realizar o experimento, eles deveriam quebrar uma série de regras importantíssimas de segurança. E o que os panacas fizeram? Isso mesmo, quebraram. Foi aí que se desencadeou uma das maiores tragédias nucleares da história.


É realmente triste. Nisso, foi liberada na atmosfera uma quantidade extremamente letal de material radioativo, contaminando áreas quilométricas. Além disso, o material liberado nesse desastre era quatrocentas vezes maior que o utilizado nas bombas jogadas em Hiroshima e Nagasaki, na Segunda Guerra Mundial.

Ao terem ciência do acontecido, autoridades soviéticas organizaram uma mega operação de limpeza composta por 600 mil trabalhadores. Nesse mesmo tempo, helicópteros eram enviados para o foco central das explosões com cargas de areia e chumbo que deveriam conter o furor das chamas. Além disso, foi necessário que aproximadamente 45.000 pessoas fossem prontamente retiradas do território diretamente afetado.



Construíram, então, uma espécie de "sarcófago" para isolar e sanar definitivamente o problema da contaminação que se propaga até hoje. Porém, cientistas revelam que ainda vai demorar muito para que o problema seja resolvido. E as pessoas contaminadas no acidente? Sofrem sérias enfermidades e anomalias, estão completamente deformadas. Bom, era de se esperar num desastre nuclear desse tamanho.

Por conta desse acidente, ambientalistas são totalmente contra a construção de novas usinas nucleares no mundo (olha o Japão rindo da cara deles RS [olha eles rindo da cara do Japão de novo por causa da usina toda ferrada lá RSRS]). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário