sábado, 5 de outubro de 2013

0

Conhecendo o Mundo: Transilvânia - Sighisoara

Oi gente, bom, esse post era pra ser feito quinta. Mas eu passei mal e fui no hospital. Conclusão: Não postei quinta, me atrasei ontem. Então, vim postar hoje, sábado. Me desculpem!

Em latim, Transilvânia significa "Além da Floresta", fica situada da Romênia.
Vlad Tepes, o príncipe de Valáquia, era tão terrível que inspirou Bram Stoker em seu romance, Drácula.
Sighisoara ainda possui um ar medieval e da impressão de que parou no tempo. 
Em 1897 o escritor visitou a cidade e ficou espantado com seu grau de sinistrismo (quê?) e teve inspiração de sobra para criar o maior vampiro da história vampírica.

O príncipe Vlad III viveu de 1431 a 1476 e foi uma figura essencial na luta contra os turcos. Sua fama tem origem nas mãos de ferro e na justiça, em que todos os crimes e qualquer tipo de ofensa eram punidos com a morte. O seu principal meio de execução era o empalamento, o que lhe rendeu o nome de Vlad, o Empalador. Aqueles que traíam sua confiança era mortos e erguidos com um bastão de madeira que atravessava o corpo e era fincado no chão de algum espaço público, para agonizarem até a morte.

Nas últimas semanas de julho é comum o festival de artes medievais
com performances e músicos vestidos a caráter. Em agosto, Sighisoara tem um Festival Cultural Interétnico.

Para compensar o serviço turístico fraco, a Romênia tem as maiores malhas ferroviárias da Europa. Alugar um carro é caro, o melhor jeito de se chegar a Transilvânia e se locomover. Ônibus são quase inexistentes. 


A Torre-relógio é um dos principais pontos turisticos e cartão postal da cidade. As lendas sobre a construção no século 13 vão além da figura de Vlad e de que, na badalada da meia-noite, uma das figuras de madeira sai da torre sobre a pequena comunidade. 

Situada sob a torre esta a Camara de Tortura. É uma passagem sul para a torre do relógio, que após ser fechada depois de um incêndio, passou a ser usada como uma sala de tortura onde vítimas como suspeitos de bruxaria tinham mãos e pés amarrados e eram esfolados, depois desmembrados.

Na outra ponta da cidade esta a parte mais pitoresca, uma escada de 175 graus. A costrução do século 17 fica sob uma cobertura de madeira com teias de aranha e leva a uma escola. Perto existe uma igreja de altares góticos e a entrada para o cemitério saxão.

A parte baixa da cidade tem menos construções medievais e é menos interessante para os turistas.

Créditos: Uol


Nenhum comentário:

Postar um comentário