quinta-feira, 31 de outubro de 2013

0

Lendas: Vampiros

Aí chegando Lyon’O... post atrasado... gomen! gomen! Vou explicar... eu sou péssimo de memória, e na minha mente, ontem ainda era terça-feira (isso pra não dizer que era segunda) aêê... quando descobri que na verdade ontem era quarta e que eu deveria postar pra vocês, meus fofus, tive que fazer este post às pressas, entonces... perdoem-me se a qualidade non estiver satisfatória. Ah! Antes de começarmos... vamos falar sobre os seres mais medonhos da noite, pelo menos é o que alguns fracotes por aí dizem, sim meus amigos... me refiro aos vampiros.

Então... vamos começar pelo cumeçu... pra começar: “Lyon, o que é que é um vampiro?”
Então... muito simples nobre leitor, vampiro é um ser humano, como eu e você, mas que bebe sangue humano, é praticamente imortal, pode se transformar em morcego ou algum tipo de bicho mutante voador com caraterísticas de morcego, não pode andar no sol e, segundo algumas lendas, são extremamente fortes... resumindo... tudo aquilo que você já sabe.
Obs.: vampiros de Crepúsculo não são confiáveis como fonte de pesquisa.

Então, após esclarecermos o que é um vampiro... “Lyon... quem foi o primeiro vampiro e como ele surgiu?”
Aí a coisa fica feia... complicada, na verdade. Tipo assim... em 90% das referências sobre vampiros Conde Drácula deveria ser apontado como o primeiro vampiro, mas... como sempre tem um autor maluco pra inventar uma história ainda mais maluca que a cabeça dele... eu não posso afirmar nada. Algumas tradições, até mesmo tradições pré-históricas (e com isso podemos chegar, ainda que seja quase impossível, aos neandertais) tinham entidades sobrenaturais que recorriam ao vampirismo. Mas o movimento ganhou força a partir do século XIX, onde muitas tradições da Europa Oriental (principalmente Balcãs) migraram para a Europa Ocidental e havendo essa mistura, a lenda progrediu.
Ainda que esses vampiros advindos do leste europeu tivessem uma aparência grotesca, alguns chegando a ter a carne em podridão (como zumbis), o arquétipo do vampiro chique e elegante foi moldadono livro “The Vampyre” de John Polidori, eventualmente as histórias foram evoluindo até chegar em Drácula. Quando em 1987 Bram Stroker escreve Drácula a essência sobre literatura vampiresca ganha o mundo, tendo o autor se inspirado em lendas sobre lobisomens e tantos outros seres mitológicos da Europa. O sucesso do livro gerou um “modelo” e um gênero que ainda nos tempos atuais é sucesso nas livrarias, cinemas, teatros, etc.
Já a lenda do vampiro em si é meio difícil dizer de onde ela veio e pra onde ela vai... porquê ela existe, como já disse, há alguns milênios, tanto entre os mesopotâmicos da Babilônia, quanto entre os romanos da Cápua, e entre os helenos de Atenas e os hebraicos de Jerusalém... enfim... trata-se se uma lenda antiga, e cada povo a interpretava de um modo, na verdade, ela deve ter surgido de modos diferentes em cada povo. Algo como um ser que sobrevive apenas sugando energia vital de outros seres vivos, e isto se dá mais eficientemente através do sangue, deste modo a lenda evoluiu até chegar aos moldes atuais.

Uffaa... aí você vai me perguntar: “E como um vampiro se parece, Lyon? Você já viu um?”
Bem, meus jovens padawans... mesmo que aparentemente eu saiba bastante sobre vampiros, eu nunca vi um... de repente se fosse uma vampira bem gostosa eu até deixava ela me morder, de resto... o que eu mais tenho é cruz, então, não temam pela vida de vosso amado Lyon’O caso o mesmo encontre um vampiro.
Sobre a aparência, atualmente é seguro dizer que os vampiros “modernos” são humanos comuns, com apenas algumas características especiais, como a metamorfização (transformação, dá na merma) em morcego, a fraqueza por luz, principalmente a solar, e por isto sua pele é sempre extremamente branca, portanto, lembre-se bem, ao avistar um vampiro negro desconfie, dê meia volta e corre que tá amarrado; também, em alguns casos raros, apresentam fraqueza por água.

Dito isso... falta saber: “Como nasce um vampiro?”
Os vampiros basicamente são mortos-vivos, então... de onde saem os mortos que ainda estão vivos? No folclore chinês dizia-se que uma pessoa ferida por algum animal, como cães ou gatos, e que não trata-se a ferida adequadamente corria o risco de se tornar um morto-vivo.
Outras façanhas da incrível crendice popular tentavam a  qualquer custo afastar os demônios dos corpos dos mortos, para evitar que os mesmos os possuíssem os transformando em mortos-vivos. Eles chegavam ao ponto de enterrar os entes de cabeça pra baixo e até de colocar armas como foices e facas perto dos túmulos para satisfazer as vontades dos demônios e evitar que possuíssem os corpos. Outras tradições incluíam cortar os tendões das pernas ou deixar sementes de papoila ou milhetes ou areia perto da cova dos falecidos e supostos vampiros, para que eles passassem a noite catando os grãos e não fizessem o mal, uma possível associação do vampirismo com a aritmomania (doença relacionada ao TOC que causa “mania” de contar). Algumas narrativas chinesas diziamq eu se um ser vampírico encontrar um saco de arroz se sente obrigado a contar todos os grãos, assim também ocorrem em antigas lendas indianas e lendas de algumas entidades malignas sul-americanas.

Então... com tudo sobre vampiros e suas lendas dito... falta saber: “Lyyooonn, como identificar um vampiro?”
Como saber o que é um vampiro? Como é um vampiro? Como saber se o defunto é ou virou um vampiro? Muito simples... o método consistia nos seguinte: eles iam lá e pegavam o rapaz virgem, colocavam ele montado num garanhão negro virgem (embora na Albânia geralmente era branco) e levavam-no ao cemitério para um passeio, se o cavalo hesitasse próximo a algum túmulo ali havia um vampiro. Coisas como deformações ou buracos no solo dos túmulos também indicavam o vampirismo.
Você também já sabe a aparência de um vampiro... então... se ver algo parecido... e não se esqueça dos caninos... corra, corra, corra até morrer...

E, por fim... “Lyon... eu sou um azarado e encontrei um vampiro... o que eu faço?”
Pra começar, lembre-se que 90% dos vampiros não têm reflexo... então... se ver algum ser humano sem reflexo, foge sem ele perceber. Os vampiros também são brancos, na verdade... dá pra dizer que são cinza, mas recentemente tem alguns vampiros malucos pro aí que tem cor, então cor de pele é absolutamente um modo de identificar um vampiro. Se você ver um morcego se transformando em humano, ou o contrário, não é bom sinal, foge. Em suma, qualquer coisa estranha... que não é normal... você deve correr, passa longe... maaaas... qualquer coisa relacionada a prata pode ser útil se você fincar no coração do vampiro.

E se um vampiro estiver me perseguindo? Então, neste caso meu amigo, você tá ferrado, e no mal sentido da palavra... corre, fazendo o sinal da cruz, mastiga cebola e/ou dente de alho, bebe água benta e pula numa piscina de água bem fria... se de tudo não funcionar... aí você vai ver a porca mal castrada... e nós do MR vamos rezar pela sua alma...

E se eu virar um vampiro? Olha... vou ter que te dizer que se for uma vampira bem bonitona eu não me importo de te deixar me dar uns chupão... mas se for macho pode se preparar pra morrer. Bem, brincadeira à parte... se você virar um vampiro... já era, tem jeito não, você é imortal, então não tem graça...


E claro, antes que você me pergunte... sim, no nosso blog temos vampiros sim... eu sou lobisomem, mas é um caso que não tem a ver com o post de hoje... é isso aí meus leitores fofuus, perdoem pelo ocorrido dessa vez, e tomem cuidado com o vampiiirooo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário