quarta-feira, 30 de outubro de 2013

0

Music Time: Robert Johnson

Robert Johnson faleceu em 1938 e muitas lendas sobre pacto rondam seu nome desde então. Boatos dizem que Robert tentou se tornar um cantor várias vezes em sucesso e no fim acabou recorrendo ao demônio, o fato é que com ou sem demônio hoje ele é considerado uma das maiores influências e cantores de blues da histórias. 

Sua data de nascimento assim como o motivo de sua morte são um mistério. Há quem diga que ele morreu envenenado em um bar, depois de ter se apresentado. Também dizem que antes de morrer ele foi encontrado andando de quatro e uivando como um cão. Também existem boatos de que ele havia sido assassinado ou morrido de sífilis. Em seu atestado de óbito não consta a causa da morte. 

A lenda sobre o pacto de Robert diz que ele o fez em uma encruzilhada das rodovias 61 e 49 Clarksdale, Mississipi com seu violão. Á meia noite o demônio lhe apareceu, afinou seu violão e selou o pacto. Muitas de suas musicas tendem a afirmar essa lenda como Hellhound on my trail (Cão do inferno no meu rasto) e Cross Road Blues (Blues da encruzilhada) e  Me and the Devil Blues (Eu e o demônio Blues). Segue á seguir traduções livres de trechos das duas musicas feitas por mim. 

Cross Road Blues

Eu desci para a encruzilhada 
Caí sobre meus joelhos
Eu desci para a encruzilhada
Caí sobre meus joelhos 
Clamei ao Senhor 
"Tenha misericórdia, agora salve o pobre bob, por favor"

Hellhound on my trail 

Blues caindo como granizo
Blues caindo como granizo
E os dias continuam me preocupando
Há um cão do inferno no meu rastro

Me and the devil blues

Cedo essa manhã
Quando você bateu na minha porta
Cedo essa manhã
Quando você bateu na minha porta 
E eu disse "Olá, Satan, 
Eu acho que é minha hora de ir"
Eu e o demônio
Estávamos andando lado a lado
Eu e o demônio 





Nenhum comentário:

Postar um comentário