sexta-feira, 15 de novembro de 2013

0

Conhecendo o Mundo: Amsterdam

Salve salve, povo.
Mallow na área deixando o post de conhecendo o mundo sobre....AMSTERDAM, já que falei em Music Time sobre o MTV EMA que foi em Amsterdam, pensei em fazer o post daqui dessa cidade que aguentou o EMA. lol
Boa leitura.
Amsterdam é a capital e uma das maiores cidades da Europa, situada na província Holanda do Norte. Seu nome é derivado de uma represa (dam) no rio Amstel, o rio onde fica a cidade. A cidade é conhecida por seu porto histórico, seus museus de fama internacional, Sua maior fama vem do “Red Light district, onde prostitutas ficam em vitrines, mostrando seu material a quem passa, seus cofee shops, onde vende maconha para dar aquela “brisada” Amsterdam tem uma média de 2 milhões de habitantes, a cidade se destaca pelo setor financeiro, sendo o quinto centro financeiro de toda a Europa. A maior parte da cidade é constituída por polderes. A área urbana inclui os municípios de Aalsmeer, Amesterdão, Amstelveen, Diemen, Haarlemmermeer, Ouder-Amstel, Uithoorn, e Waterland. O tamanho da área urbana inteira atinge 896,96 km² mas só 718,03 km² é terra.

Economia
Amsterdam é a capital em termos de negócios e finanças, e tem sido a quinta cidade europeia em importância no mundo dos negócios, atrás de Londres, Frankfurt, Paris e Bruxelas. Muitas empresas e bancos neerlandeses têm sua matriz e origem em Amesterdan, como ABN Amro, Heineken, ING Group, Ahold, Delta Lloyd, Royal Dutch Shell e Philips.
A bolsa de Amsterdam denomina-se Euronext Amsterdam, faz parte da Euronext e é a bolsa mais antiga do mundo, sendo hoje em dia uma das mais importantes da Europa. O seu principal índice de bolsa denomina-se AEX.

Turismo
Prostitutas do Red Light District.
A Casa de Anne Frank é um destino turístico muito popular, bem como o Hortus Botanicus Amsterdam, fundado no começo da década de 1960, um dos mais antigos jardins botânicos do mundo, com muitas antigas e raras espécies, entre as quais está a planta de café de onde saiu o ramo que serviu como base das plantações na América Central e América do Sul (o ramo foi um presente de Luís XIV de França e foi levado a colônia francesa de Martinica em 1714, onde frutificou).

Coffee Shop, o local que vende maconha abertamente
Em Amsterdam encontra-se a conhecida fábrica de cerveja Heineken, que também tem seu museu Heineken Experience. O clube desportivo AFC Ajax tem como sede e estádio na cidade, chamado Amsterdam ArenA. Também prestigiosa sala de concertos Concertgebouw é sede da igualmente famosa orquestra sinfônica, a Orquestra Real de Concertgebouw, que deu seu primeiro concerto em 3 de novembro de 1888.

Há numerosos edifícios, igrejas, praças e pontes que merecem uma visita. Uma data bem interessante para visitar a cidade é o Dia da Rainha ou Koninginnedag, em 30 de abril. Neste dia todos os habitantes da cidade vendem nas ruas todo tipo de coisas, principalmente objetos de casa que já não utilizam. A cidade transforma-se em mercado e numa verdadeira festa e as ruas ficam abarrotadas de gente vestida da cor da casa real, o laranja.

O espírito liberal que ela herdou da Idade do Ouro justifica o fato de nela existirem alguns cafés, os chamados Coffeeshops, onde é autorizado o consumo de drogas leves e de existir uma indústria do sexo legalizada. No "Red Light District" (ou Bairro da Luz Vermelha) as ruelas estão lotadas de sex shops, bares onde decorrem espetáculos eróticos, cinemas eróticos e até um museu do sexo. A prostituição nos Países Baixos é completamente legalizada nas zonas designadas para ela.

Transportes
Amsterdam é famosa pela enorme quantidade de bicicletas e é o centro mundial delas. Quase todas as ruas principais têm vias para ciclistas, e pode-se deixar a bicicleta em qualquer lugar. Em Amsterdam existem ao redor de 700.000 ciclistas (750.000 habitantes).
Fonte: CVC Viagens e Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário