domingo, 17 de novembro de 2013

0

Curiosidades: Feromônio

Aii, fazer vários posts em um mesmo dia é cansativo demais x.x, meus neurônios estão começando a me abandonar >.<. Bom, mas como estão hoje? Espero que bem para se divertir bastante com a curiosidade que trago hoje, é extremamente bizarro isso. Falarei de Feromônio.

Feromônio

O que é Feromônio?
Feromônio são hormônios produzidos por mamíferos e insetos com o objetivo de reconhecer e promover interações entre animais da mesma espécie.

Há vários tipos de feromônios, cada um com suas funções. Os existentes são: feromônio de alerta, secretado em possível ataque de predador; de trilha e ovoposição, para demarcar o caminho até uma fonte de alimentou e o lugar onde estão os ovos; de ataque, usado para mobilizar um grupo de animais para um ataque; de agregação, liberados por insetos, permitindo que outros insetos sejam atraídos até uma nova fonte de alimentação; e o feromônio sexual, o foco do nosso post de hoje.

Qual é função do feromônio sexual?
Como o nome já diz, é um hormônio produzido para promover interações sexuais entre animais da mesma espécie. Sabe quando seu cachorrinho fica doido por causa de uma fêmea? Esse comportamento do macho acontece em decorrência da liberação de feromônio pela fêmea, ou seja, esse hormônio é o que avisa o macho de que a fêmea está no cio, provocando um grande interesse sexual no macho.

Este hormônio não provoca apenas o interesse sexual no macho, ele também é responsável por causar a excitação e, instantaneamente, a ereção. Algumas espécies de animais são capazes de sentir uma fêmea no cio a quilômetros de distância e entrar em ereção.

Felizmente, para nós humanos, esse hormônio não possui o mesmo efeito, mesmo que produzido. Ao longo da evolução, nosso olfato se tornou menos sensível a esta substância, o que não quer dizer que ela não seja reconhecida de maneira alguma. O feromônio nos seres humanos não causa ereção instantânea, porém ainda influência na atração entre homens e mulheres, fazendo a mulher se tornar mais atraente para os homens durante o período de ovulação, onde as taxas de produção de feromônio são mais altas.

Agora imaginem, na sociedade humana que nós vivemos atualmente, como seria se os homens fossem capazes de sentir este hormônio como os animais e ter ereção. Seria uma coisa bizarra, não acham? Com o tanto de gente que existe e a grande proximidade física existente entre as pessoas, seria bem comum você ir a rua e ver todos os homens com ereção, além de completamente loucos para o que vocês bem sabem. Olha que coisa bizarra seria isso!

Fonte: Infoescola e professora de fisiologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário