domingo, 10 de novembro de 2013

0

Curiosidades: Itasha

Salve povo lindo, Mallow na area deixando uma curiosidade show de bola. Falarei sobre Itasha, um tipo de customização de carros ao estilo Japonês, espero que curtem

Itasha, Customização de Carros
Itasha é um termo japonês que se refere a arte de customizar automóveis com personagens de animes, mangás ou games. Os personagens são, quase sempre, menininhas fofinhas japonesas, como Hatsune Miku, Suzumiya Haruhi e até animes completos como K-ON. Sendo que isso também acontece com motos e até bicicletas, porém com nomes diferentes, sendo Itansa  para Motos e itachari para bicicletas.

Essa moda começou na década de 80, quando o Japão estava com alto poder econômico e assim entravam os mais caros e belos carros de luxo, vindos de outros países e entre eles o “Itasha” que é originalmente uma gíria japonesa para os carros italianos, os mais desejados na época.

Na década de 90 o termo “ita” foi adotado para descrever pessoas que idolatravam o serial Killer Tsutomu Miyazaki. Então o termo itasha (que significa veiculo decorado) vem da mistura de dois kanjis, sendo eles ita ( que significa dolorosa) e sha (veiculo), também interpretado como “dolorosamente embaraçoso” ou ainda “doloroso para a carteira”, por causa de seus custos altos.

Como itasha também é um trocadilho para carros italianos, chamados de itaria-sha. Apesar de tudo, o itasha ficou muito conhecido em 2007 com o primeiro Autosalone (feira de veículos itasha no Japão) em Ariake, onde havia inúmeros carros decorados assim. No mesmo ano, um Lancer Evolution VII featureing com tema de Lucky Star e The Melancholy of Haruhi Suzumiya foi apresentado. Um ano depois, lançaram uma Studie Corrida GLAD (loja de tuning BMW no Japão).

Em 2008, foram mostrados muitos carros com esse tipo de customização na Comic Market. No mesmo ano um Itasha da personagem Hatsune Miku correu na GT Super, sendo grandiosamente elogiado por muitos fãs de Itasha. O envolvimento em eventos de automobilismo vem crescendo a cada dia mais e mais, desde eventos mais simplórios como encontros de adoradores de Itasha, até feiras e corridas, chamando assim a atenção da mídia para o tipo de customização

No ano de 2009 foi lançado um Corvette decorado com personagens, alem de outros totalmente licenciados, entre muitos carros de alto padrão de luxo como Ferraris, Lambroghinis e mais alguns carros de alto desempenho.

Graças aos esforços de muitas pessoas, essa customização é vista com bons olhos hoje, e não com muito preconceito como era antigamente, mesmo em um pais como o Japão onde personagens desse tipo reinam. O movimento itasha cresceu tanto que hoje ele é visto em peças nem inimagináveis como GPS, que a voz de uma personagem é colocada no lugar da voz original que vem no aparelho, óleos de motor personalizado com personagens lolitas de animes e mangás. Muitas lojas foram abertas no Japão, especializando-se em Itasha, mais exatamente em junho de 2009.

Se a moda do Drift chegou aos cinemas, por que não dizer que esse estilo acabe chegando as telas do cinema Americano?

Fontes de Pesquisa: Wikipedia,Minilua e Megacubo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário