quarta-feira, 20 de novembro de 2013

0

Lendas: Iara

Hey hey, meus caros leitores. Hoje é quarta e dia de Lendas, essa semana falarei sobre a lenda da Iara, do folclore brasileiro.

Iara
No Folclore Brasileiro, Iara ou Uiara, também conhecida como Mãe-d'água, é uma belíssima sereia de longos cabelos e olhos castanhos, e que vive no rio Amazonas.

Ela costuma tomar banho em rios e cantar irresistíveis melodias para atrair homens que, quando a vê, ficam encantados com a beleza da mulher. Então, ela os convida para a seguirem até o fundo do rio, enfeitiçados, os homens não resistem ao convite e vão, acreditando que vão vivenciar experiências incríveis com ela. Porém, suas intenções são malignas, ela os conduz até o fundo do rio de onde nunca mais retornam. Os poucos que conseguem retornar, ficam loucos devido ao feitiço da sereia, podendo apenas um pajé curá-lo.

Iara
Segundo a lenda, Iara era linda índia e ótima guerreira, ela se destacava entre todos da tribo por ser a melhor e isso gerou inveja em alguns, sobretudo em seus irmãos que sentiam ciúmes por toda a atenção e elogios que recebia de seu pai, o pajé da tribo. Então, em uma noite, quando Iara estava dormindo em sua rede, eles decidiram assassiná-la. Ela os ouviu chegar e se defendeu, o que resultou na morte deles. Apavorada da reação de seu pai, ela fugiu pela floresta.

O pai dela a procurou incansavelmente e, quando a encontrou, jogou-a no encontro do rio Negro com o rio Solimões como punição por seus atos. Os peixes trouxeram seu corpo de volta a superfície onde foi banhada pela luz da lua cheia e transformada em uma sereia. Desde então, Iara passou a viver cantando nos rios para atrair os homens e matá-los.


Nenhum comentário:

Postar um comentário