quarta-feira, 27 de novembro de 2013

0

Lendas: João-de-barro

Olá meus lindos, é a Cora, como estão? Hey, como eu sou uma garota suuper apaixonada por biologia e principalmente sobre zoologia, trouxe umas lendas brasileira que pouco se ouviu falar. As lendas sobre o João-de-barro. 

Lenda 1:

"Contam os índios que, há muito tempo, numa tribo do sul do Brasil, um jovem se apaixonou por uma moça de grande beleza. Melhor dizendo: apaixonaram-se. Jaebé, o moço, foi pedi-la em casamento. O pai dela perguntou:

- Que provas podes dar de sua força para pretender a mão da moça mais formosa da tribo?

- As provas do meu amor! - respondeu o jovem.

O velho gostou da resposta mas achou o jovem atrevido. Então disse:

- O último pretendente de minha fila falou que ficaria cinco dias em jejum e morreu no quarto dia.

- Eu digo que ficarei nove dias em jejum e não morrerei.

Toda a tribo se espantou com a coragem do jovem apaixonado. O velho ordenou que se desse início à prova.

Enrolaram o rapaz num pesado couro de anta e ficaram dia e noite vigiando para que ele não saísse nem fosse alimentado. A jovem apaixonada chorou e implorou à deusa Lua que o mantivesse vivo para seu amor. O tempo foi passando. Certa manhã, a filha pediu ao pai:

- Já se passaram cinco dias. Não o deixe morrer.

O velho respondeu:

- Ele é arrogante. Falou nas forças do amor. Vamos ver o que acontece.

E esperou até até a última hora do novo dia. Então ordenou:

- Vamos ver o que resta do arrogante Jaebé.

Quando abriram o couro da anta, Jaebé saltou ligeiro. Seu olhos brilharam, seu sorriso tinha uma luz mágica. Sua pele estava limpa e cheirava a perfume de amêndoa. Todos se espantaram. E ficaram mais espantados ainda quando o jovem, ao ver sua amada, se pôs a cantar como um pássaro enquanto seu corpo, aos poucos, se transformava num corpo de pássaro!

E exatamente naquele momento, os raios do luar tocaram a jovem apaixonada, que também se viu transformada em um pássaro. E, então, ela saiu voando atrás de Jaebé, que a chamava para a floresta onde desapareceu para sempre.
Contam os índios que foi assim que nasceu o pássaro joão-de-barro.

A prova do grande amor que uniu esses dois jovens está no cuidado com que constroem sua casa e protegem os filhotes. E os homens amam o joão-de-barro porque lembram da força de Jaebé, uma força que vinha do amor e foi maior que a morte.

Muitas pessoas acreditam que o João-de-barro tranca sua parceira caso ela o traia, mas nunca foi comprovado que isso aconteça. Os biólogos explicam que o macho constrói aquelas casinhas como uma prova de sua força, virilidade e capacidade. Quando melhor a casa, melhores são as chances do construtor arranjar uma esposa.


A história possui outra versão de uma lenda sobre esse passarinho trabalhador:
Lenda 2:

Mal o sol nascia e João iniciava seu trabalho. Ele adorava erguer as casas e depois cobri-las com capim. Era um bichinho tão caprichoso que, além de escolher o melhor local para a moradia, preocupava-se em construí-la voltada para o sol para que não faltasse iluminação na moradia. Certo dia, houve uma cidade inteiramente destruída pela guerra e seus habitantes pediram a ajuda de João, que partiu para atender ao chamado. No fim da guerra, os homens seguiram os exércitos e as mulheres, os velhos e as crianças ficaram abandonados à própria sorte. Mesmo sabendo que os habitantes do local não poderiam pagar por seus serviços, João empenhou-se em reconstruir a cidade, ensinando a todos como e onde construir suas moradas. Por essa época, João estava bastante velhinho. Como João houvesse construídos casas maravilhosas pelo mundo todo, o Senhor achou por bem levá-lo para construir casinhas no céu. Sem se conformar em perder João. Os homens da Terra formaram uma comitiva para pedir ao Senhor que prolongasse a vida de João. O Senhor respondeu que a hora de João, realmente, havia chegado, mas mandou, para que todos lembrassem de João, um passarinho da cor da terra, que constrói sua casinha de barro voltada para o sol. Foi assim que surgiu o joão-de-barro.


Curiosidades e informações:

- Curiosamente o joão-de-barro não utiliza o mesmo ninho por duas estações seguidas, ele faz um tipo de rodízio entre alguns ninhos e, na falta de um lugar adequado para construir um novo ninho, esta ave faz novas construções em cima ou ao lado dos antigos ninhos.

- O casal de joão-de-barro canta junto e emite um grito bem forte. Seu canto tem uma seqüência rítmica que lembra um canto festivo, este canto é emitido de forma crescente e decrescente.

- O ninho tem aproximadamente 30 cm de diâmetro, sua parede tem 5 cm de espessura e normalmente é construído de barro misturado a esterco, palha e pequenos galhos. A construção do ninho é feita pelo macho e pela fêmea, amassando pedaços de barro com as patas e o bico, e tem um formato arredondado que é dividido em dois lugares: a entrada, que permite ao pássaro entrar sem ter de se abaixar e, depois de uma espécie de divisória, o interior do ninho. O processo de construção da “casa” do joão-de-barro dura, em média, 18 dias.




É isso ae, até a próxima ^^
Cora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário