terça-feira, 26 de novembro de 2013

0

Music Time: Grunge

Hey, Peoples.
Mallow saindo do buraco e trazendo um subgênero do rock bem conhecido nas décadas de 80 e 90..O grunge. Bom, não irei dizer muito aqui, mas está bem descrito.

O Grunge é um subgênero do rock alternativo, começou no final da década de 80 em Washington, mais intenso em Seatlle (o Grunge era chamado também de som de Seatle, exatamente por isso). O Grunge é visto por muitos como uma variedade do punk rock, mas é visto muita influencia do Heavy Metal e do Indie. As letras das musicas soavam com doses exageradas de angustia, sarcasmo e depressão, usavam como temas de suas musicas coisas como suicídio, liberdade, desprezo e diferenças sociais. 
Os músicos de grunge, seu visual era literalmente um choque a sociedade, usando roupas rasgadas, sujas e aparência totalmente desleixada, alem das performances únicas em palco, normalmente chegava a ser um choque a presença de palco de alguns.

Origem do Nome

Muitos acreditam que o nome grunge veio de uma pronuncia mais "suja" da palavra "Grungy" (que quer dizer
Pearl Jam
sujo), que era um dos sinônimos de Filth e dirt..
 Como Mark Arm, vocal da banda Green River, que usou a palavra grunge em 1981, usando escreveu uma carta á  Seattle zine Desperate Times, criticando sua banda  Mr. Epp and the Calculations como "Puro grunge! Puro barulho! Pura merda!" Clark Humphrey, editor da Desperate  Times, cita isso como o primeiro uso do termo para se referir a uma banda de Seattle, e menciona que Bruce Pavitt  da Sub Pop popularizou o termo como um rótulo musical em 1987–88, utilizando-o em várias ocasiões para descrever o Green River. Apesar de Arm usar o termo originalmente de forma pejorativa, ele acabou se tornando conhecido como um dos gêneros musicais mais populares da década de 1990.

 Características

Normalmente, o grunge se caracteriza por um som de guitarra distorcido, efeitos de fuzz e feedback (são sons que se conseguem apenas com uma guitarra com pedaleira)  O grunge acaba sendo uma junção de hardcore, punk e heavy metal. As letras são mais baseadas na parte "punk" do som, No entanto,  também
Soundgarden
envolve andamentos muito mais lentos, harmonias dissonantes e instrumentação mais complexa. Alguns indivíduos associados com o desenvolvimento do grunge, incluindo o produtor da Sub Pop, Jack Endino, e o The Melvins, explicaram a incorporação do grunge de influências do rock pesado como o Kiss como
 "provocação musical". Os artistas grunge consideram essas bandas "cafona" mas mesmo assim gostam delas; Buzz Osborne  do The Melvins descreveu-as como uma tentativa de ver quais coisas ridículas as bandas poderiam fazer e se safar. No início da década de 1990, a marca do Nirvana "para-começa" no formato das canções tornou-se uma convenção de gênero.

Temas

Stone Temple Pilots
Os temas musicais são lotados de angustia, alienação social, apatia, depressão e algumas coisas sem nenhum nexo musical. Muitos músicos mostram claramente seu ódio pela sociedade e mostra também revolta com os preconceitos instituídos pela sociedade(isso já mostra a influencia do punk maior no Grunge).
O crítico musical Simon Reynolds disse em 1992 a seguinte frase:

 "há um sentimento de exaustão na cultura em geral. As crianças estão deprimidas com o futuro." 

 A parte humorística do grunge vem em letras satirizando e ridicularizando a sociedade e em vestimentas para chocar a  sociedade. Muitas vezes se via Kurt Cobain vestido de mulher e tocando como um animal.

O Grunge nos dias de hoje 

 Algumas bandas grunge que continuaram a gravar e fazer turnês com o sucesso mais limitado foi incluindo,
Cameron Crowe
mais significativamente, o Pearl Jam. Enquanto em 2006, o escritor da Rolling Stones, Brian Hiatt, descreveu o Pearl Jam como tendo "gastado grande parte da década passada deliberadamente rasgando sua própria fama", ele notou que a banda desenvolveu um concerto leal seguinte semelhante ao do Grateful Dead. Apesar do desaparecimento do Nirvana, a banda continuou a ser bem sucedida postumamente. Devido às altas vendas do Journals do Kurt Cobain e da compilação da banda, Nirvana, sobre seus lançamentos em 2002, o The New York Times argumentou que o Nirvana "está tendo mais sucesso agora
Nirvana
do que em qualquer momento desde o suicídio do Sr. Cobain em 1994." O Mudhoney segue lançando álbuns com uma relativa  frequência, mas com muito menos sucesso do que durante a era dourada do grunge. O Alice in Chains se reuniu novamente em 2005 e em 2009 terminaram a gravação de seu primeiro álbum de estúdio em quatorze anos com o novo vocalista, William DuVall. O álbum, intitulado Black  Gives Way to Blue, foi lançado em setembro de 2009 pela Virgin/EMI.67 O Stone Temple Pilots e o Soundgarden se reuniram em 2008 e 2010, Respectivamente. Infelizmente bandas que toquem grunge não estão sendo o sucesso que estava tendo em sua época de Ouro.

Fonte: Wikipedia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário