quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

0

Conhecendo o Mundo: Mesopotâmia

Meus amigos leitores, estou de volta, como estão? Espero que muito bem, hoje vamos falar sobre a mesopotâmia. Vocês ficariam surpresos sobre o tanto que eu sei sobre a mesopotâmia, mas vou tentar fazer uma coisa bem resumex para vocês. Vamos falar da região porquê, de algum modo, da pra dizer que é o berço do judaísmo, e o cristianismo é influenciado por essa cultura.

A mesopotâmia recebe esse nome devido aos grandes rio que cercam a região, do grego meso=entre e potamos=rios, terra entre rios. Rios que você provavelmente já ouviu falar, dentre eles o Tigre e o Eufrates, que formam uma bacia na região. A região é dividida entre alta e baixa mesopotâmia. Atualmente o Iraque é o país que abriga quase a totalidade da mesopotâmia.

Historicamente falando, a região deve ser quase tão importante quanto a própria Roma, e esta importância vem de vários fatores, inclusive religiosos. Na região surgiram dois impérios importantes e conhecidos mundo a fora, o Império Babilônico, sempre lembrado pela cidade de Babilônia, e por Hamurabi, famoso rei que desenvolveu as primeiras leis. E império sumério, dito ser o primeiro povo a dominar a escrita, por Gilgamesh e por cidades como Ur e Uruk. Cidades como essas são frequentemente citadas na Bíblia Sagrada, e eu não consigo me lembrar de todas elas, e sua importância religiosa vem do fato de Noé e Abraão serem nativos da região, o último especificamente vindo de Ur. Também já fez parte do império persa, conquistada por Ciro; do império macedônico, conquistada por Alexandre, o Grande.

Alguns impérios muito famosos, citados na Bíblia também, surgiram e prosperaram na região, incluindo os já mencionados babilônico e sumério. Temos os acadianos, os amoritas, os assírios, os caldeus.


Bom, novamente deixo-vos meu mais triste adeus, sinto por meus curtos posts nessa temporada, mas nesta época do ano todos temos nossas responsabilidades. Uno bacio caldo per belle ragazze.


Nenhum comentário:

Postar um comentário