quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

0

Lendas: Krampus

Ctrl+S Galerê.
Mallow "atrasadinho" na área mandando um post de lendas, mas como todo mundo tem aquele espirito de Natal fofinho, lindinho e cheio de cuti cuti, eu vou mudar essa bodega mandando um post sobre Krampus, o chifrudinho que leva as criancinhas más pro... Ahhhh, num vou contar aqui, se quer saber, só ler. 
Boa leitura.

Krampus

Krampus vem da palavra "Krampen" que no alemão mais arcaico quer dizer garra; ele é um companheiro de São Nicolau em algumas histórias natalinas, mas ao contrário do gorduchinho que todo mundo ama, o Krampus leva as crianças que não se comportam, as assusta com suas correntes e sinos. Em algumas versões dessa lenda, diz que Krampus leva as crianças para um mundo de puro terror.

Ele é uma divindade pagã que foi "incluída" ao Natal, mais precisamente por Santo Agostinho que permitiu a inserção de Krampus aos cultos de Natal, claramente para ter uma balança entre bem e mal, como é em quase toda religião.


Festividades
As festividades de Krampus sempre começam nas primeiras semanas de Dezembro, sendo o seu dia em 5 de Dezembro. Muitos jovens se vestem como o demônio pagão e vagam pelas ruas, assustando crianças com suas correntes e sinos. As roupas normalmente consistem de um Larve, a máscara de madeira com chifres em espiral, peles de ovelha, sinos e correntes. Em algumas áreas mais rurais, é tradição os Krampus aplicaram surras em pessoas más, entre eles garotas.

Na cidade de Oberstdoff, a tradição do "Der Wilde Mann" (O Homem Selvagem) é mantida ativa até os dias atuais, é uma versão do Krampus, mas nesse local o ele não é o "companheiro de aventuras" de São Nicolau.
No Brasil, há uma pequena festividade, mas somente na região sul, mais precisamente em Santa Catarina, onde poucos homens se vestem como o demônio pagão e vão as ruas assustar as criancinhas que se comportaram mal, como é o festejo tradicional.

Krampus no Natal
A atividade de Krampus é uma incorporação do paganismo às crenças natalinas, uma vez que o próprio Natal não é a data exata do que diz ser, mas sim uma festividade cristã que veio de encontro a enfrentar a maioria das festividades pagãs que tem festejos ao término do ano para que se comece o outro ano já consagrado.
Santo Agostinho, um homem do alto escalão da Religião Católica, foi quem inseriu o Krampus à história de Santa Claus, pois se ele dava presente às crianças que se comportavam, as crianças más tinham apenas o castigo de não ganhar presentes. Essa inserção sobreviveu a era da Inquisição e sobrevive até hoje.

Aparência
Krampus normalmente é descrito como um monstro de forma demoníaca com forma assustadora, entra nas casas das pessoas em busca das crianças más que mentem e se comportaram mal durante o ano. Ao encontrá-las, ele as prende com correntes enferrujadas e as sequestra para jogá-las em uma fogueira. Tenso? Pois se você tinha medo do Bicho Papão, o Krampus parece ser muito mais assustador. Abaixo, uma imagem de como é a máscara de Krampus e a perfeição dos detalhes:


Fonte: Mundo Macabro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário