quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

0

Lendas: Velas de Natal

Olá, aqui é Cora, como estão os meus duendes de natal? Bem, eu espero. Estou escrevendo esta coluna depois de ter, digamos, sido iluminada. Pois é, 11 mil pés acima do solo eu encontrei o assunto que eu gostaria de abordar. Nada melhor do que cruzar o país para ter inspiração, não é mesmo?

Quantos aqui gostam do natal? A maioria, creio eu. Se você não gosta, saiba que não é o único, eu também não curto muito o natal. Na verdade, eu não costumo comemorar essa data. Embora seja uma feriado Cristão e eu seja cristão, o natal nada representa, já que eu sei que na verdade é um feriado pagão criado para fins pagãos. Mas então, voltando ao assunto, a maioria de nós comemora esta data sem saber NADICA de NADA do que ele significa e eu resolvi trazer algumas explicações.

Como por exemplo, você sabe por que usamos velas e pisca-pisca? Não? Então me deixe contar-lhe uma história. Pegue um copo de café, acomode-se no sofá/cama/cadeira e ouça (ou leia, como é o caso) bem. Começa mais ou menos assim...

Era uma vez um pobre sapateiro que vivia numa cabana, na encruzilhada de um caminho, perto de um pequeno e humilde povoado. Como era um homem bom e queria ajudar os viajantes, que à noite por ali passavam, deixava na janela da sua casa, uma vela acesa todas as noites, de modo a guiá-los.

E apesar da doença e a fome, nunca deixou de acender a sua vela. Veio então uma grande guerra, e todos os jovens partiram, deixando a cidade ainda mais pobre e triste. As pessoas do povoado ao verem a persistência daquele pobre sapateiro, que continuava a viver a sua vida cheio de esperança e bondade, decidiram imitá-lo e, naquela noite, que era a véspera de Natal, todos acederam uma vela em suas casas, iluminando todo o povoado. À meia-noite, os sinos da igreja começaram a tocar, anunciando a boa notícia: a guerra tinha acabado e os jovens regressavam às suas casas!

Todos gritaram: “É um milagre! É o milagre das velas!”. A partir daquele dia, acender uma vela tornou-se tradição em quase todos os povos, na véspera de Natal.

Gostaram? Espero que sim. Como somos cegos para coisas das quais julgamos conhecer, não é mesmo? Quantas coisas você acha que conhece? Espere até a próxima postagem de lendas e eu vou provar que você sabe muito pouco a respeito de suas tradições.

Então é isso, até a próxima.
Cora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário