sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

0

Tutorial: Renderizando (Parte 01) - Varinha Mágica

Olá, caros leitores. Hoje eu ensinarei a vocês mais uma importante ferramenta do nosso querido Photoshop. Quem aqui gostaria de saber renderizar uma imagem, mas que infelizmente não consegue? Acredito que esta tarefa é um desafio para muitos, então ensinarei vocês a renderizarem suas imagens de formas simples a mais complexas.

Renderizando
Antes de começar nosso tutorial prático, primeiro precisamos ter uma aula básica de ferramentas. O photoshop possui três ferramentas que podemos usar para criar nossas renders, por isso, eu separarei este tutorial em três partes e assim explicar detalhadamente cada uma delas.

Como podem ver na imagem ao lado, temos a Magic Wand, Quick Selection e Lasso. Todas essas ferramentas podem ser usadas para criar renders, porém hoje só falarei da Magic Wand, ou Varinha Mágica.

Varinha Mágica
A varinha Mágica é a ferramenta mais fácil de se usar para renderizar uma imagem, mas eu não a aconselho usá-la sempre, o motivo você entenderá ao longo deste post. Essa ferramenta vem no photoshop desde a primeira versão, o CS1 ou apenas CS.

Você pode encontrá-la na barra de ferramentas do photoshop, normalmente fica no primeiro quadrante de ferramentas, junto com as outras ferramentas de seleção, porém sua posição pode mudar de acordo com a versão do seu photoshop. Seu símbolo é uma varinha, como podem ver na imagem acima, e seu atalho é a letra W.

Bom, vamos começar nosso tutorial então.

Passo 1
Antes de começar a usar a varinha mágica, você precisa primeiro abrir uma imagem no seu photoshop ou colar alguma na sua área de trabalho do photoshop. Escolham qualquer imagem ai, eu escolhi a minha.
Se você tiver várias imagens na sua área de trabalho do photoshop, certifique-se de que esteja com a camada da imagem que deseja renderizar selecionada, como no screen abaixo.

Passo 2
Após escolher a imagem que deseja renderizar, clique na ferramenta da varinha ou aperte a letra W em seu teclado.
Caso você use a versão CS3 ou superior e o símbolo da varinha não esteja aparecendo na sua barra de ferramentas, não entre em pânico! Basta procurar o símbolo da Quick Selection Tool, que você pode ver na primeira imagem deste post, depois clique com o seu botão do mouse na ferramenta e segure até aparece uma pequena janelinha, ai é só selecionar a varinha mágica, como mostra na imagem acima.

Passo 3
Agora sim nós começaremos a renderizar. Neste passo é o seguinte, com a varinha selecionada, clique na área que você deseja apagar.
Se quiserem selecionar mais de uma área de uma vez, o que facilita bastante e poupa tempo, você pode pressionar Shift e clicar nas áreas que você deseja apagar.

Passo 4
Agora é a parte mais simples e que tanto desejamos. Após selecionar a área que deseja apagar, aperte delete.
Note que agora o fundo está todo quadriculadinho, isso significa que sua imagem está renderizada e o trabalho foi um sucesso.

Se você pensou isso, então está enganado. A renderização com a varinha mágica de fato termina ai, mas antes de dizer q está finalmente renderizado, precisamos levar alguns detalhes em consideração. Você chegou a reparar como parte da minha imagem foi cortada? Não? Pois, então olhe agora:
Clique na imagem para ampliá-la
Conseguem ver que quando eu selecionei o fundo da minha imagem, parte do cabelo dela também foi selecionado e que consequentemente foi apagado quando eu apertei delete? Reparem os traços da seleção como pega uma parte do cabelo. É por esta razão que eu não recomendo uma renderização com a varinha mágica, apesar de ser a ferramenta que nos dá menos trabalho, além de ser a mais fácil de usar.

A Varinha Mágica seleciona toda a cor que você clicar para selecionar, muitas vezes ela pode selecionar mais do que deveria. Você pode ajustar a tolerância dela e diminuir ou aumentar a variação de cor que ela selecionará, para isto, basta alterar a porcentagem dela no painel da ferramenta, como mostra o screen abaixo na linha vermelha.
Eu recomendo o uso da varinha mágica somente para imagens que possuem o fundo de uma mesma cor (exemplo: todo branco, todo preto: todo azul...) e que cuja personagem ou objeto de sua imagem tenha traços bem definidos, com linhas de cores diferentes da cor de fundo. A imagem que eu escolhi, como podem ver, não se encaixa nestas condições, por isso tomem cuidado com essa ferramenta e escolha sabiamente que imagem irá renderizar com a varinha.

Espero que tenham gostado desse tutorial, por hoje é só. No próximo falarei sobre a Quick Selection Tool, é uma ferramenta um pouco mais trabalhosa de se usar e com resultados melhores do que a Varinha Mágica, é a melhor escolha renderização para quem não tem muita prática ou pouca paciência, na minha opinião. Bye Bye.

Nenhum comentário:

Postar um comentário