domingo, 12 de janeiro de 2014

0

Curiosidades: Coala

Oi genteeeeeeeeeeeee, então, como eu estou apaixonada, tipo, perdidamente apaixonada por mamíferos fofos, hoje vou falar de mais um!

COALA

O coala é um mamífero marsupial da família Phascolarctidae endêmico da Austrália. Originalmente era encontrado no norte Queensland até o extremo sudeste da Austrália Meridional. Os coalas vivem em media de 14 anos. Vivem em eucaliptos de onde tiram seu alimento.

CARACTERÍSTICAS
O coala tem a cabeça pequena, o focinho curto e os olhes bem separados. O nariz é grosso e achatado. Tanto os membros anteriores como posteriores possuem cinco dedos. O polegar das patas posteiras são bastante pequenos, não sendo dotados de garras. Os outros são fortes e terminam em garras alongadas.

A pelagem é densa e sedosa, desempenha papel importante na regulação térmica e na proteção dos agentes atmosféricos. Como o coala não constrói abrigo, dorme exposto ao sol e a chuva. A pelagem é muito densa e a coloração absorve o calor. Torna-se mais eficaz durante o verão. Possui um bom equilíbrio e músculos possantes nas coxas.

FILHOTE
O coala é pouquíssimo desenvolvido ao nascer, apenas 0,5g e tem menos de 20mm de comprimento. Só por volta dos 5 meses e meio, a cria começa a sair do seu tranquilo abrigo, mas não se afasta muito da mãe e, ao principal sinal de perigo, torna a entrar ou então produz um som irritante. Aos 6 ou 7 meses, o coala está coberto de pelos e mede cerca de 20 cm e pesa entre 400 e 500g.

A permanecia fora do refugio vai aumentando e, aos 8 meses, torna-se definitiva. A partir daí, o jovem só enfia a cabeça no marsupial quando tem de mamar. Durante as peregrinações noturnas, a mãe ainda transporte pelo dorso.

Com cerca de 1 ano de idade, o filhote esta completamente desmamado. Caso se trate de fêmea, só ira se afastar da mãe quando tiver território próprio. Mas, se for macho, será expulso na poca reprodutiva pelo macho residente.

Foi isso pessoal, mais uma fofura para vocês! Tchauzinho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário