domingo, 5 de janeiro de 2014

2

Curiosidades: Panda-vermelho

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Bem, eu vim falar de uma criaturinha MUUUUUUUUUUUUUUUUITO fofa, o Panda-vermelho.
Panda Vermelho
O panda-vermelho ou panda-pequeno, também conhecido como raposa-de-fogo ou gato-de-fogo, é um pequeno mamífero arborícola e uma espécie do gênero Ailurus.  O panda é nativo da região das montanhas do Himalaia e do sul da China, e está associadovà florestas temperadas de altitudes e bambuzais.

Características
Possui uma coloração castanho-avermelhado, cauda comprida e felpuda e um andar gingado devido ao encurtamento dos membros dianteiros. É um animal solitário, territorialista e de hábito crepuscular e noturno. 

Sua alimentação é principalmente de bambus, porem, por ser onívoro, pode ingerir ovos, pássaros, insetos e pequenos mamíferos.
Está nos classificados de perigo de extinção, porque estão devastando seus habitats naturais. A caça ilegal também é um recurso para a extinção.

É um animal comum em zoológicos, principalmente na América do Norte e na Europa, reproduzindo-se em cativeiro.

História Evolutiva
Não são conhecidos fósseis congêneres dos Ailurus fulgentes. Porém, vários fósseis relacionados ao panda-vermelho tem sido achados na América do Norte, Europa e Ásia. Recentemente um fóssil nomeado de Pristinailurus bristoli, descoberto do Mioceno da América do Norte, foi considerado o mais antigo e primitivo membro da família. Outros registros fósseis foram feitos no sul da China e no oeste da Grã-Bretanha.

Comportamento
Os pandas-vermelhos são sensíveis ao calor e a sua temperatura ideal é entre 17°C e 25°C, não tolerando temperatura acima de 25°C. Como resultado, eles dormem durante as horas mais quentes do dia nas copas sombreadas das árvores.

Eles são animais hábeis e acrobáticos, vivendo predominantemente nas árvores. Habitam áreas territoriais demarcadas e são frequentemente solitários, raramente vivendo em casais ou grupos familiares.

Procuram o alimento durante a noite, correndo ao longo do solo ou pelas árvores com velocidade e agilidade e, depois de encontrar comida, usam suas patas dianteiras para colocar o alimento em suas bocas. Os pandas-vermelhos bebem mergulhando suas línguas na água e lambendo-a, não muito diferente de outros mamiferos.

Seus principais predadores são os leopardo-das-neves e os humanos.

É isso pessoal espero que tenham gostado dessas fofuras. Até o proximo post.

2 comentários:

  1. gostei muito ajudo bastante na minha pesquisa sobre esses animais

    ResponderExcluir
  2. Amei!! Não sabia da existência desse animal e ganhei mais um aprendizado. Obrigado!

    ResponderExcluir