sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

0

Tutorial: Renderizando (Parte 02) - Quick Selection Tool

Hey, povo lindo. Voltei para continuar com o nosso post sobre renders, hoje falarei sobre a Quick Selection Tool, se você ainda não viu o tutorial sobre a varinha mágica, aconselho a lê-lo primeiro, pois este é a continuação daquele post.

Quick Selection Tool
A Quick Selection Tool não está disponível para o CS1, não sei quanto ao CS2 porque nunca o usei, mas você poderá encontrar esta maravilhosa e prática ferramenta no Photoshop CS3 ou superior. Esta é uma ferramenta fácil e prática de se usar e tem resultados muito melhores que a Varinha Mágica, você pode encontrá-la no mesmo lugar da varinha mágica, podendo alternar entre uma e outra.

Agora vamos ao nosso tutorial, o passo a passo.

Passo 1
Primeiro devemos decidir qual a imagem que trabalharemos, abra alguma imagem do seu computador ou cole alguma na sua área de trabalho do photoshop.
Para trabalhar hoje, eu escolhi esta imagem, cujo nome é Hattori Kesuke. Não me perguntem sobre esta personagem, pois eu a desconheço :D foi uma imagem escolhida aleatoriamente.

Passo 2
Como na varinha mágica, este é um passo bem simples também. Agora é a hora de selecionar a ferramenta que usaremos, dessa vez é a Quick Selection Tool.
Como podem ver na imagem acima, esta ferramenta fica no mesmo lugar que a Varinha Mágica (Magic Wand), por isso, não entre em pânico caso não ache o símbolo da Quick Selection Tool na sua barra de ferramentas. Procure pela Varinha Mágica, depois clique com o mouse e segure, uma nova janelinha irá se abrir com as duas opções, basta selecionar a que desejamos usar agora.

Passo 3
Agora é a hora de por a mão na massa, em outras palavras, com a nossa ferramenta selecionada, basta clicar com o botão direito do mouse na área que deseja apagar e arrastar, da mesma forma como se usa a borracha.
Veja como consegue selecionar todo o fundo da imagem sem problemas algum. Esta é a diferença entre a Quick Selection Tool e a Varinha Mágica. Esta ferramenta também seleciona por cores, mas sua tolerância é muito mais específica de modo que não seleciona sempre nossa render.

Passo 4
Esta é a melhor parte, pois é a que apertamos delete e temos a nossa render pronta! Vejam como a minha ficou.
Esta imagem que eu escolhi foi uma imagem bem fácil de se renderizar com a Quick Selection Tool, mas nem todas serão como esta. Eu não tive problemas em selecionar mais do que deveria, mas talvez você tenha com algumas imagens, caso aconteça, não entre em pânico.

Esta ferramenta possui alguns botões que nos permite ajustar o que queremos fazer, seja uma nova seleção, tirar uma parte da seleção ou mesmo aumentar a seleção. É exatamente por este motivo que ela é bem prática, mas pode dar um certo trabalho com algumas renders.
Consegue ver onde eu coloquei um traço vermelho no painel da ferramenta? Então, é neste lugar que encontraremos uma das maravilhas dessa ferramenta. Como podem ver, há três botões, vocês podem passar o mouse sobre eles para lerem a legenda de cada um caso queiram. Esses três botõezinhos divinos são, respectivamente, Nova Seleção (New Selection), Adicionar a Seleção (Add to Selection) e Subtrair Seleção (Subtract Selection).

O botão de Nova Seleção irá criar uma nova seleção e apagar a antiga, é ótimo quando você quer criar uma nova seleção. Aconselho sempre a usá-lo após apagar uma grande parte do fundo, pois como a ferramenta as vezes seleciona parte da imagem conforme você adiciona mais seleção, com a nova seleção você consegue evitar isso um pouco.

Adicionar Seleção, como o nome já diz, irá aumentar a sua área selecionada. É bem prático quando há áreas não contínuas da parte que deseja deletar. Subtrair Seleção fará o oposto de Adicionar Seleção, ou seja, irá apagar parte da sua seleção. É aqui que encontramos uma ótima opção para renderizar perfeitamente nossas imagens, pois caso a selecione demais, você pode usar esta ferramenta para deselecionar e assim não apagar parte da render quando apertar delete.

Outra opção que essa maravilhosa ferramenta nos dá é a de aumentar ou diminuir o nosso pincel!
Como podem ver com o screen acima, você pode ajustar as propriedades do pincel para se ajustar com o que você deseja fazer. Normalmente eu mexo apenas no diâmetro (diameter) dele, um pincel com pouco diâmetro é ótimo para selecionar áreas pequenas, enquanto os de diâmetros grandes são perfeitos para selecionar fundos enormes.

Essa opção somada com o uso da lupa pode retirar aqueles pedacinhos minúsculos do fundo que você não quer, mas cuidado, se não usar a lupa pode ficar complicado tirar essas áreas ou você pode acabar retirando mais do que deve. Então eu recomendo um zoom de 300% ou superior, dependendo do que deseja retirar e também do tamanho da sua imagem.

Este foi mais um tutorial sobre como renderizar sua imagem. Espero que tenham gostado dele, esta é a ferramenta que recomendo para todos que querem criar uma boa render sem abusar da paciência e do tempo. O próximo e último da série será sobre a ferramenta Laço, a mais complicada, trabalhosa e chata, mas que deixa sua render impecável se souber usá-la. Não recomendo a ferramenta Laço para inexperientes e impacientes, se você for um deles, use a Quick Selection Tool! Bye Bye.

Nenhum comentário:

Postar um comentário