domingo, 23 de fevereiro de 2014

0

Curiosidades: O baguá no feng shui

PESSOAS LINDAS E MARAVILHOSAS *3*
Sentiram minha falta? Aqui é Blante linda que vocês tanto amam \o/
pois é, essa vida de dona de casa estudante não é mole não, mal tenho tempo pra coçar o pé!!! Mas voltei, depois das minas longas e não tão bem merecidas ou aceitas férias, rs. Vim falar de coisa de casa, porque agora sou dona de casa, uso bobe e camisola o dia todo (?) sqn. Enfim, curtam o post e me amem <3
Só avisando que esse post também vai estar disponível no meu blog pessoal daqui a algum tempo, obvio q o MR tem prioridade na data de lançamento *3*

Quem ai nunca ouviu falar do feng shui? Aquelas tretas todas de: Tem que se manter a casa sempre bem organizada e em harmonia, deve-se ter algo ligado a natureza em cada cômodo, as portas do banheiro devem estar sempre fechadas, não pode ter espelho de frente pra cama e blá blá blá. Acontece que hoje eu vim falar de algo parecido, um jeito de se aplicar o feng shui que eu adoro: O baguá.
Também pode ser escrito como pa-kua ou ba-gua, tanto faz. É essa belezinha aqui:

Ps. só pra ninguém vir jogar pedra em mim, também existe um estilo de kung fu com esse mesmo nome

Acho que todo mundo aqui já viu, né? Agora pra que serve? O que é? 
Segundo a tia Wikipédia o baguá faz parte da filosofia chinesa e significa Oito Trigramas ou Oito mutações, que são as oito combinações da energia conhecida como Yin Yang. Ele serve para representar onde cada energia se posiciona em ambientes ou pessoas, nos apresentando o fluxo de energia e a melhor forma dela ser aproveitada naquele espaço. Resumindo, nessa aplicação, possui o mesmo objetivo que o feng shui.
Ok, mas e aí, como é que é? Como é que se usa? 

Primeiro, o baguá deve ser posicionado no centro do ambiente, pode ser na planta da casa inteira ou apenas em um cômodo, eis os exemplos:

Baguá posicionado sobre a planta de uma casa

Baguá posicionado sobre um quarto


Como aplicar: Existem duas maneiras (que eu saiba). 
Uma é sempre pondo a parte do "trabalho" na mesma parede da porta de entrada, ou da porta principal. A outra é virando essa mesma parte, trabalho, na direção Norte.

Depois, devemos posicionar os nossos móveis ou objetos de decoração de acordo com o que cada ambiente pede, e com o seu elemento (água, fogo, terra, madeira e metal). Eu dei uma pesquisada e fiz minhas anotações de o que cada área representa e quais tipos objetos as valorizam. 

Trabalho (água)
Está ligado ao desenvolvimento profissional. É o melhor lugar para por o computador, luminárias, telefone e grandes objetos de metal.
Aplicação: vidro, acrílico, cristal, espelhos, formas irregulares e/ou sinuosas, aquários, fontes, representações marítimas em geral, cores azul, preto, cinza, branco, verde.

Sucesso (fogo)
O Sucesso está ligado à nossa posição social na comunidade, aspirações e sonhos.
Aplicação: Cores quentes, fotos, plantas (pontiagudas), formas triangulares, velas, luminárias, medalhas, troféus, espelhos... Tudo que representar calor.

Relacionamentos (terra)
Esta área está ligada a relacionamentos afetivos ou profissionais.
Aplicação: Fotos, objetos românticos, velas ou castiçais (se possível em pares), flores, porcelanas, cristais, formas quadradas, pedras, móveis rústicos, cores avermelhadas, rosa e branco.

Criatividade (metal)
Está relacionada ao desenvolvimento criativo e aos filhos. É um bom espaço para ser dedicado aos filhos ou realizar trabalhos/processos criativos. 
Aplicação: formas arredondadas e ovais, esculturas, perfumes naturais ou cítricos, ferro, alumínio, aço, latão, trabalhos manuais, cores branco, prateado e dourado.
Ps. Na astrologia, a criatividade está ligada ao sexo, a procriação. Por isso em muitos casos é nesse local que se põe a cama. 

Amizade (metal)
A área da amizade age reforçando a ajuda que as pessoas podem oferecer em nossas vidas.
Aplicação: cristais, painéis de fotos com os amigos, quadros de paisagens, objetos filosóficos, formas ovais ou arredondadas, esculturas, aço, latão, ferro, aromas naturais, cores cinza, branco e preto.

Espiritualidade (terra)
A Espiritualidade representa o aprendizado e o contato com nosso interior. É o local indicado para colocar uma estante de livros ou montar o escritório. 
Aplicação: Objetos de vidro, cristais, temas espirituais, cores lilás e/ou azul, porcelanas, quadros, pedras, móveis rústicos, tons avermelhados, tons terrosos, cerâmica, concreto, ladrilhos e plantas (sem espinhos).

Família (madeira)
Área relacionada à pessoas que amamos, possui uma ligação direta com a saúde.
Aplicação: objetos herdados, diplomas, representações familiares, cristais, materiais naturais, sinos dos ventos, objetos com sensação de movimento, cilindros, telas naturais, estampas florais, madeira, cores verde e azul.

Prosperidade (madeira)
Área relacionada ao dinheiro, pede bastante iluminação.
Aplicação: espelhos, lustres, cristais, metais, fontes (bastante indicada), materiais naturais, objetos em movimentos, formas cilíndricas, estampas florais, tapetes, cores verde, amarelo, dourado, vermelho e púrpura.

Saúde (terra)
É o cento do baguá (Yin Yang), representa o equilíbrio de todas as áreas, seu funcionamento só é garantido se todas elas estiverem em equilíbrio. Garante harmonia na relação entre as pessoas que
vivem no local.
Ativação: Pedras, plantas (de folhas largas e lisas), cor amarela, tons terrosos, porcelanas, cerâmicas, quadrados e cristais.

Uffa... deu pra entender meu povo? Espero que sim, e espero ter ajudado vocês a arrumar aí seus cafofos, qualquer duvida só perguntar aqui pra mim nos comentários *3* 
E claro, se alguém quiser ver como eu apliquei o baguá no meu quartinho é só ir la no meu blog pessoal :p
Sinto que a Marsh vai me matar se eu falar do meu blog mais uma vez... T_T 
Gentê! Fui! *3*

Nenhum comentário:

Postar um comentário