quarta-feira, 5 de março de 2014

2

Lendas: Despina, a deusa da neve.

Achei a Elsa perfeita como Despina ><
Quando Perséfone é raptada, Deméter passa a vagar pela Terra procurando sua filha. Muitos deuses, nesse tempo, passam a cortejá-la, mas todos sem sucesso em suas tentativas. Porém, um deus não aceita a recusa e começa a perseguir Demetér, ninguém mais do que Poseidon. Ela, tentando fugir, se metamorfoseia em um cavalo e se mistura à uma manada, mas Poseidon, por ser o criador dos cavalos, consegue perceber que aquela não era originalmente uma égua e, sob a mesma forma animal, ele acaba possuindo a coitada tia do trigo (coitada no sentido literal da palavra, huahuahua)



A deusa, indignada com tal atitude, deixa o Olimpo. Os solos se tornam inférteis e a fome passa a reinar sobre a terra, pois sua deusa antagônica deixara seu trabalho de lado. Após vários apelos de Zeus para que ela voltasse a manter a fertilidade da terra e cuidasse dos seus domínios, Deméter acaba cedendo.
Ela vai até o rio Ládon se banhar, já que o rio era conhecido por sua habilidade  de apagar mágoas e ressentimentos. Nesse momento, Deméter dá a luz a dois filhos, uma criança (Despina) e um cavalo.

Filha de Poseidon e Deméter, Despina era conhecida como uma deusa fria, amarga e obscura. Tanto que, por ser tão temida, era chamada somente de Senhora. Ela possui um irmão gêmeo chamado Árion, um cavalo (pois é, deuses e seus filhos bizarros). Foi abandonada pela mãe logo após seu nascimento, porque Deméter estava a procura de Perséfone, sua filha com Zeus que havia sido raptada por Hades. Despina ficou sem receber sequer um nome. A menina foi adotada pelo Titã Anitos, que a acolheu e deu-lhe um nome. Perséfone seria a filha amada e queria, enquanto Despina era temida por ser uma deusa das sombras relacionada a fenômenos invernais como as geadas, ao frio e a escuridão. 





Era ela quem cuidava da natureza enquanto sua irmã estava no mundo dos mortos, destruindo assim o que a Perséfone e sua mãe tanto amavam, a primavera e as flores. Mas alimentando o solo para a chegada das estações seguintes. Também odiava seu pai Poseidon, sempre que se avistava algum lago congelado, eram sinais da presença de Despina em represália ao seu pai. Exercia pleno poder sobre o domínio de seus pais, mas preferia destruir do que fortalecer. 

Tadinha dela TT.TT

2 comentários: