quinta-feira, 13 de março de 2014

0

Lendas: Si Xiang

Salve povo. \o/
Mallow na area, deixando um post bem "cool" sobre os deuses que dizem defender a cidade proibida, na China, espero que gostem.

Si Xiang

A lenda sobre os quatro deuses celestiais (Si Xiang) conta que a terra e o céu foram divididos em quatro partes.
Onde cada um dos deuses representaria um ponto cardeal, um elemento, uma cor, uma estação e outros. Cada quadrante desses representará trés dos doze signos do horoscopo chines. O quadrante também é composto por sete constelações. Os quatro deuses são os protetores da China e da Belíssima cidade proibida da China. No seu pais de origem, eles recebem os nomes de Xuân Wu (A Tartaruga Negra), Qing Long (O Dragão Azul),Báí Hù (O Tigre Branco) e Zhu Qião (OPássaro Vermelho). Os deuses também tem seus nomes am japonês como Genbu (A tartaruga), Seiryuu (O dragão), Byakko (O tigre) e Suzaku (A Ave). Abaixo uma explicação básica sobre cada um do deuses:

Genbu/Xuan Wu - (A tartaruga Negra do Norte)

Genbu é o deus da parte norte do quadrante citado acima, representado por uma tartaruga e uma serpente, ou uma tartaruga com causa de serpente. Genbu é e representante do elemento água e sua estação climática é o inverno. Sua virtude é a sabedoria. Segundo as lendas acima desse deus, uma diz que quando uma tartaruga comum completa mil anos de vida, ela ficara capacitada a falar a lingua humana e prever o futuro e a outra diz que o casco de Genbu representa a Abóbada do universo. Tartarugas normalmente representam sabedoria e serpentes são símbolos de longevidade, a únião desses dois animais é a representação da sabedoria divina, muitos provérbios orientais tendem a usar os animais para falar sobre suas representações. A cor de Genbu é a preta, que representa o fato do inverno ser o crepúsculo das estações climáticas. As constelações que representam esse deus são:

Mergulão (Dõu), Boi (Niú), Garoya (Nù) Vazio (Xù), Telhado (Wèi), Acampamento (Shí) e Parede (Bí)

Seiryuu/QuingLong (O Dragão Azul do Leste)

Seiryuu é o deus do quadrante ocidental, representado por um dragão de cor azul, seu elemento é a madeira (no budismo e no xintoísmo os elementos não são apenas os quatro elementos conhecidos) sua estação climática é a primavera e sua virtude é a ética, embora as vezes a cor que representa a primavera seja verde. O dragão normalmente  é visto como uma criatura aquática (em mapas bem antigos você sempre vera o desenho de um dragão no mar, por  essa causa). Dragões normalmente também são vistos como simbolo de autoridade e força (inclusive nas artes marciais) e são usados como símbolos de grande realeza. No Japão, dizem que seiryuu bebe das águas da cachoeira que há no Templo de Kiyomizu, isso a noite. As constelações que representam Seiryuu são:

Suboshi(Jiao)2. Amiboshi(Kàng),Tomoboshi(Di),Soiboshi(Fáng), Nakagoboshi(Xin), Ashitareboshi(Wei) e Miboshi( chi: Ji ) - "Peneira que separa grãos da casca"

Byakko/Bai Hu (O tigre Branco do Oeste)

Byakko governa a parte ocidental do quadrante, representado por um tigre de cor branca, seu elemento é o metal e sua estação é o outono e sua virtude é a retidão. Byakko é responsável por guardar os ensinamentos de Buda e da Humanidade. O tigre é considerado o rei dos animais, de acordo os chineses e o Senhor das Montanhas chinesas.
O tigre macho é as vezes considerado como deus da guerra. Uma das diversas lendas diz que um pedaço de metal foi deixado no tumulo de um rei e supostamente se transformou em um belíssimo tigre branco, que defende o tumulo desse rei de ser profanado. As constelações que representam Byakko são:

Pernas (kuí), Laço (Lôu), Estomago (Wèi), Cabeça peluda (Mâo), Rede (Bì), Bico de Tartaruga (Zí) e três estrelas (Shên)


Suzaku/Zhu Quiao (O Pássaro Vermelho do Sul)

                                        
Governante da parte sul do quadrante, Suzaku é representado por um pássaro de cor vermelha, seu elemento é o fogo, sua estação climática é o verão e sua virtude é a sabedoria. Muitas vezes Suzaku aparece ao lado de dragões pela causa de ambos representarem o conflito e a felicidade conjugal. Suzaku só aparece em tempos de boa sorte, sempre de comportamento nobre, o deus é exigente com tudo, incluindo sua comida e seu local de pouso. 
Acaba sempre sendo confundido com Fenghuang (A fênix chinesa), devido a aparência quase idêntica de ambas. As constelações que representam Suzaku são:

Bem (Jing), Fantasma (Guí), Estrela (Xing), Rede (Zhâng), Asas (Yí) e carruagem (Zhen).



Fonte: Blog dos Mitos
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário